quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OBJETIVOS DA NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia é uma disciplina autônoma, originando-se da neurologia por um lado e da psicologia psicométrica por outro. Ela é basicamente uma área multidisciplinar, exercida por psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e lingüistas, assim como alguns terapeutas ocupacionais especializados. No Brasil, existe a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, com sede em São Paulo.




A neuropsicologia ocupa-se do estudo da correlação entre os modelos neurais e os modelos cognitivos, sendo seu objeto de estudo, as lesões cerebrais e o método utilizado, o anátomo-clínico. As lesões no Sistema Nervoso Central (SNC) podem ser naturais ou provocadas, focais ou generalizadas, temporárias ou permanentes, hipo ou hiperfuncionantes. Existem entretanto diferentes posições quanto ao alcance da neuropsicologia. Alguns autores como Luria e Hécaen, sugerem que ela se dedique apenas ao estudo das funções cognitivas, tais como a memória, a linguagem, a percepção, etc. Outros, como Benton e Joseph, propõem que ela se dedique não só ao estudo das funções cognitivas, como também ao do comportamento, das vivências subjetivas, etc.
A avaliação neuropsicológica consiste num exame complementar importante para o neurologia. Ela estabelece a existência e avalia a magnitude de alterações cognitivas secundárias a lesão cerebral, proporcionando análise quantitativa e qualitativa que permite a comparação com indivíduos da mesma idade, sexo e escolaridade.

OBJETIVA



Identificar déficits, sua gravidade, determinar como eles afetam o funcionamento geral do indivíduo, estabelecer as inter-relações entre déficits, correlações entre déficits específicos e a neuropatologia.

1) Estabelecer/contribuir para um diagnóstico clínico
  • estabelecer a existência de lesão cerebral suspeitada
2) Delinear o perfil cognitivo em casos de diagnóstico já determinado
  • estimativa da evolução da enfermidade
  • estimativa do prognóstico da enfermidade
  • delineamento de programas de reabilitação cognitiva
  • acompanhamento de fármacos (tratamento da D. Alzheimer, etc.)
  • uso legal (capacidade para testar, interdição, acidentes do trabalho, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário