sábado, 26 de outubro de 2013

Período Joanino (1808 – 1821)



A vinda da Família Real, em 1808, permitiu uma nova ruptura com a situação anterior. Para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. Segundo alguns autores, o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa História passou a ter uma complexidade maior. O surgimento da imprensa permitiu que os fatos e as idéias fossem divulgados e discutidos no meio da população letrada, preparando terreno propício para as questões políticas que permearam o período seguinte da História do Brasil.
A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Para o professor Lauro de Oliveira Lima (1921-    ) "a 'abertura dos portos', além do significado comercial da expressão, significou a permissão dada aos 'brasileiros' (madereiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenômeno chamado civilização e cultura".

OS TEXTOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FORAM EXTRAÍDOS DE MATERIAL PUBLICADO POR José Luiz de Paiva Bello, 2001, EM http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htmhttp://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário