sábado, 7 de novembro de 2015

E.O.C.A. - ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM - FACULDADE SÃO SALVADOR

Também no primeiro atendimento será realizada a EOCA. Utilizaremos o material abaixo:


ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)


A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra foi idealizado por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia em uma entrevista a aprendizagem. (BOSSA, 2007.p.46)

A primeira sessão diagnóstica é proposta por Jorge Visca (1987, p. 72) através da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA.

Consigna:

“Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu”,  ou
“Esse material é para que você o use como quiser”
 
As propostas a serem feitas na E.O.C.A, assim como o material a ser usado, vão variar de acordo com a idade e a escolaridade do paciente. 

O material comumente usado para criança é composto numa caixa a onde o paciente encontrará vários objetos, sendo alguns deles relacionados à aprendizagem, tais como, cola, tesoura, papel sulfite branco e colorido, papel crepom e seda, coleção, cola colorida, livros de leituras, revistas para recorte e colagem e diversos outros materiais.

Resultado de imagem para eoca fotos

O objetivo da caixa é dar ao paciente a oportunidade de explorá-la enquanto o psicopedagogo o observa, nesse momento serão observados alguns aspectos da criança como: a sua reação, organização, apropriação, imaginação, criatividade, preparação, regras utilizadas.

A temática, que envolverá o significado do conteúdo das atividades em seu aspecto manifesto e late

A dinâmica, que é expressa através da postura corporal, gestos, tom de voz, modo de sentar, e manipular os objetos etc.;

O produto feito pelo paciente, que será a escrita, o desenho, as contas, a leitura etc., permitindo assim uma primeira avaliação do nível pedagógico.

A partir da análise desses três aspectos, o autor propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.

REFERÊCIAS:  WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica – Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13 ed. Ver. E aml: RJ Lamparina.2003


Resultado de imagem para eoca fotos

A ENTREVISTA ABAIXO PODE COMPLEMENTAR A EOCA



Nome:________________________ Turma:______________
Alguma repetência? (   ) sim     (   ) não    _________________

Disciplina favorita:
______________________________________________________________________
Por quê?
______________________________________________________________________
Desde quando?
______________________________________________________________________
Disciplina que não gosta:
______________________________________________________________________
Por quê?
______________________________________________________________________
Desde quando?
______________________________________________________________________
O que deseja fazer quando crescer?
______________________________________________________________________
Por quê?
______________________________________________________________________
Como foi sua entrada na escola atual?
______________________________________________________________________
Você sabe por que está aqui comigo hoje? (   ) sim    (   ) não
O que achou da ideia?
______________________________________________________________________
Você quer estar aqui ou está por obrigação?
______________________________________________________________________
Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Aos professores:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


PSICOPEDAGOGO(A)            (1)
PSICOPEDAGOGO (A)            (2)






ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:

Em relação à temática:

(   ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
(   ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
(   ) Verbaliza bem as palavras
(   ) Expressa com facilidade
(   ) Apresenta dificuldades para se expressar verbalmente
(   ) Fala de suas ideias, vontades e desejos
(   ) Mostra-se retraído para se expor
(   ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos
(   ) Parece viver num mundo de fantasias
(   ) Tem consciência do que é real e do que é imaginário
(   ) Conversa sem constrangimento
Observação:____________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

Em relação à dinâmica:

(   ) O tom de voz é baixo
(   ) O tom de voz é alto
(   ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
(   ) Gesticula muito para falar
(   ) Não consegue ficar sentado
(   ) Tem atenção e concentração
(   ) Anda o tempo todo
(   ) Muda de lugar e troca de materiais constantemente
(   ) Pensa antes de criar ou montar algo
(   ) Apresenta baixa tolerância  à frustração
(   ) Diante de dificuldades, desiste fácil
(   ) Tem persistência e paciência
(   ) Realiza as atividades  com capricho
(   ) Mostra-se desorganizado e descuidado
(   ) Possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
(   ) Sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
(   ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
(   ) Não guarda o material que usou
(   ) Apresenta iniciativa
(   ) Ocupa todo o espaço disponível
(   ) Possui boa postura corporal
(   ) Deixa cair objetos que pega
(   ) Faz brincadeira simbólicas
(   ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
(   ) Leitura adequada à escolaridade
(   ) Interpretação de texto adequada à escolaridade
(   ) Faz cálculos
(   ) Escrita adequada à escolaridade

Observação: _________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________­­
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

Em relação ao produto:

(   ) Desenha e depois escreve
(   ) Escreve primeiro e depois desenha
(   ) Apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
(   ) Não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos ou escrita
(   ) Se nega a descrever sua produção
(   ) Sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
(   ) demonstra insatisfação sobre os seus feitos
(   ) Sente-se capaz para executar o que foi proposto
(   ) Sente-se incapaz para executar o que foi proposto
(   ) Os desenhos estão no nível da idade do aluno
(   ) Prefere matérias que lhe possibilite construir, montar e criar
(   ) Fica preso no papel e lápis
(   ) Executa a atividade com tranquilidade
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma no comportamento
(   ) É criativo(a)

Observação: _________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________­­
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


Conclusão: ___________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


PSICOPEDAGOGO(A)            (1)
PSICOPEDAGOGO (A)            (2)




Nenhum comentário:

Postar um comentário