ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
(EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos
postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra foi
idealizado por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia em uma
entrevista a aprendizagem. (BOSSA, 2007.p.46)
A primeira sessão diagnóstica é proposta por Jorge Visca (1987, p. 72) através da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA.
Consigna:
“Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu”, ou
“Esse material é para que você o use como quiser”
As propostas a serem feitas na E.O.C.A, assim como o material a ser usado, vão variar de acordo com a idade e a escolaridade do paciente.
O material comumente
usado para criança é composto numa caixa a onde o paciente encontrará vários
objetos, sendo alguns deles relacionados à aprendizagem, tais como, cola,
tesoura, papel sulfite branco e colorido, papel crepom e seda, coleção, cola
colorida, livros de leituras, revistas para recorte e colagem e diversos outros
materiais.
O objetivo da caixa é dar ao paciente a oportunidade de explorá-la enquanto o psicopedagogo o observa, nesse momento serão observados alguns aspectos da criança como: a sua reação, organização, apropriação, imaginação, criatividade, preparação, regras utilizadas.
A temática, que envolverá o significado do conteúdo das atividades em seu aspecto manifesto e late
A dinâmica, que é expressa através da postura
corporal, gestos, tom de voz, modo de sentar, e manipular os objetos etc.;
O produto feito pelo paciente, que será a
escrita, o desenho, as contas, a leitura etc., permitindo assim uma
primeira avaliação do nível pedagógico.
A partir da análise desses três aspectos, o autor propõe que se trace o
primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.
REFERÊCIAS: WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica – Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13 ed. Ver. E aml: RJ Lamparina.2003
A ENTREVISTA ABAIXO PODE COMPLEMENTAR A EOCA
Nome:________________________ Turma:______________
Alguma repetência? ( ) sim ( )
não _________________
Disciplina
favorita:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Desde quando?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Disciplina que não
gosta:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Desde quando?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
O que deseja fazer
quando crescer?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como foi sua
entrada na escola atual?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Você sabe por que
está aqui comigo hoje? ( ) sim ( )
não
O que achou da
ideia?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Você quer estar
aqui ou está por obrigação?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Se pudesse e
tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula,
o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Aos professores:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
PSICOPEDAGOGO(A) (1)
|
PSICOPEDAGOGO (A) (2)
|
|
|
ROTEIRO DE
OBSERVAÇÃO:
Em relação à temática:
( ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
( ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
( ) Verbaliza bem as palavras
( ) Expressa com facilidade
( ) Apresenta dificuldades para se expressar
verbalmente
( ) Fala de suas ideias, vontades e desejos
( ) Mostra-se retraído para se expor
( ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos
( ) Parece viver num mundo de fantasias
( ) Tem consciência do que é real e do que é imaginário
( ) Conversa sem constrangimento
Observação:____________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Em relação à dinâmica:
( ) O tom de voz é baixo
( ) O tom de voz é alto
( ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
( ) Gesticula muito para falar
( ) Não consegue ficar sentado
( ) Tem atenção e concentração
( ) Anda o tempo todo
( ) Muda de lugar e troca de materiais constantemente
( ) Pensa antes de criar ou montar algo
( ) Apresenta baixa tolerância à frustração
( ) Diante de dificuldades, desiste fácil
( ) Tem persistência e paciência
( ) Realiza as atividades com capricho
( ) Mostra-se desorganizado e descuidado
( ) Possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
( ) Sabe usar os materiais disponíveis, conhece a
utilidade de cada um
( ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de
usá-los
( ) Não guarda o material que usou
( ) Apresenta iniciativa
( ) Ocupa todo o espaço disponível
( ) Possui boa postura corporal
( ) Deixa cair objetos que pega
( ) Faz brincadeira simbólicas
( ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
( ) Leitura adequada à escolaridade
( ) Interpretação de texto adequada à escolaridade
( ) Faz cálculos
( ) Escrita adequada à escolaridade
Observação: ___________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Em relação ao produto:
( ) Desenha e depois escreve
( ) Escreve primeiro e depois desenha
( ) Apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
( ) Não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos
ou escrita
( ) Se nega a descrever sua produção
( ) Sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
( ) demonstra insatisfação sobre os seus feitos
( ) Sente-se capaz para executar o que foi proposto
( ) Sente-se incapaz para executar o que foi proposto
( ) Os desenhos estão no nível da idade do aluno
( ) Prefere matérias que lhe possibilite construir,
montar e criar
( ) Fica preso no papel e lápis
( ) Executa a atividade com tranquilidade
( ) Demonstra agressividade de alguma forma em seus
desenhos e suas criações
( ) Demonstra agressividade de alguma forma no
comportamento
( ) É criativo(a)
Observação: ___________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Conclusão: ___________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
PSICOPEDAGOGO(A) (1)
|
PSICOPEDAGOGO (A) (2)
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário