quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia nasceu na segunda metade do Século XIX quando neurologistas e psiquiatras europeus e norte-americanos começaram a estudar sistematicamente o comportamento de pessoas com os mais diversos tipos de lesões cerebrais e doenças neuropsiquiátricas. 


As observações clínicas realizadas no Século XIX demonstraram que lesões em determinadas regiões do cérebro se correlacionavam com certas alterações do comportamento e da cognição.
A neuropsicologia é, portanto, a disciplina científica e clínica que estuda as relações entre cérebro e comportamento. O método da neuropsicologia é a correlação anátomo-clínica ou correlação estrutura-função: os achados sobre o comportamento e atividade cognitiva do paciente são correlacionados com modelos de localização funcional no cérebro. 
Os objetivos da neuropsicologia são de dupla natureza: 
a) localizar a lesão em termos de um modelo de correlação estrutura-função; 
b) obter informações sobre o perfil de funções comprometidas e preservadas para orientar o processo de reabilitação.

LEITURAS IMPORTANTES PARA QUEM ATUA NESTA ÁREA:


AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – Panorama interdisciplinar dos estudos na normalização e validação de instrumentos no Brasil.

Organizadores:
 Karin Zazo Ortiz, Lúcia Iracema Zanotto de Mendonça, Adriana Foz, Camila Batista dos Santos, Daniel Fuentes, Deborah Amaral de Azambuja, Vetor Editora, São Paulo, Brasil, 2008.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – PANORAMA INTERDISCIPLINAR DOS ESTUDOS NA NORMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS NO BRASIL
Sumário
Avaliação Neuropsicológica: Aspectos Globais
1) Correlação Estrutura-Função no Diagnóstico Neuropsicológico
Victor Geraldi Haase., Pedro Pinheiro-Chagas, Fernanda Gomes da Mata, Daniel de Medeiros Gonzaga, Júlia Beatriz Lopes Silva, Lucas Araújo Géo, Fernanda de Oliveira Ferreira
2) Avaliação neuropsicológica e uso de testes psicológicos: Neupsilin e instrumentos em estudo
Rochele Paz Fonseca, Alice Willhelm, Miquéias Rodrigues, Michelle Bordin Bez, Laura Traub, Janina Salomon, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
3) Adaptação Brasileira da Bateria Strub & Black
Fabricia Quintão Loschiavo – Álvares, Júlia Azevedo Carvalho De Freitas, Leandro Fernandes Malloy – Diniz,Ramon Moreira Cosenza
4) Inventário de Temperamento e Caráter: Versões Pré-Escolar e Juvenil
Camila Nappi Moreno, Daniel Fuentes
5) Validade de Critério na Avaliação Neuropsicológica da Esclerose Múltipla
Fernanda de Oliveira Ferreira, Eduardo de Paula Lima, Alina Gomide Vasconcelos,Vitor Geraldi Haase
Avaliação Neuropsicológica do Idoso
6) Avaliação Neuropsicológica em Idoso Altamente Intelectualizado
José Roberto Wajman
7) Teste Breve de Performance Cognitiva (SKT): estudo de validação e propriedades diagnósticas em Comprometimento Cognitivo Leve e doença de Alzheimer para uma amostra clínica brasileira
Mariana Kneese Flaks
8) Triagem Cognitiva de Idosos: Contribuições de Três Instrumentos de Avaliação
Samara Melo Moura e Vitor Haase
9) Avaliação da Qualidade de Vida em Indivíduos com Prejuízo Cognitivo
Marcia Novelli
Atenção e Funções Executivas
10) Avaliação Neuropsicologica da Atenção: Instrumentos de Auxílio Diagnóstico dos Transtornos da Atenção
Mônica Miranda
11) Uso de Instrumentos Computadorizados para Avaliação do TDAH
Paulo Mattos, Gabriel Coutinho, Manuela Borges, Leila Andrade
12) O uso do Teste Wisconsin para a Avaliação das Funções Executivas
Clarissa Marceli Trentini e Irani Iracema de Lima Argimon
13) Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas em Crianças
Lorenzo Lanzetta Natale, Maycoln Leôni Martins Teodoro, Vitor Geraldi Haase
14) Tradução e Adaptação para o Português do Instrumento “Behavior Rating Inventory of Executive Function”. Versão Pais, Professores e Pessoal
Daniela de Bustamante Carim
15) Adaptação Brasileira do Iowa Gambling Task
Paulo Henrique Paiva Moraes, Leandro F. Malloy-Diniz, Daniela Schneider, Rochele Paz Fonseca, Daniel Fuentes
Linguagem
16) Normalidade e Linguagem: Efeitos de Idade e Escolaridade
Leticia Lessa Mansur
17) Protocolo Montreal-Toulouse de Exame Lingüístico da Afasia MT-86: Estudos e Perspectivas Futuras
Ellen Cristina Siqueira Soares Fonseca, Rochele Paz Fonseca, Lilian Cristine Scherer, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Karin Zazo Ortiz, Yves Joanette, Jean-Luc Nespoulous
18) Uso de tarefas metalingüísticas para avaliação da linguagem e cognição
Aline Carvalho Campanha, Karin Zazo Ortiz, Thais Minett
19)Avaliação e Diagnóstico em Fonoaudiologia
Jacy Perisinoto, Brasília Maria Chiari
20) Avaliação do Processamento Fonológico
Haydée Fizsbein Wertzner, Vanessa Falbo Simões
21) Linguagem nos Transtornos do Espectro Autístico: Questões sobre o diagnóstico fonoaudiológico
Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Memória
22) Avaliação Neuropsicológica dos Processos de Memória e Categorização
Neander Abreu, Claudia Berlim de Mello
23) Adaptação Brasileira da AWMA, “Automated Working Memory Assessment”
Flávia Heloísa Dos Santos, Pascale Marguerite Josiane Engel

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