quinta-feira, 17 de outubro de 2013

NEUROPSICOLOGIA: Distúrbios das Praxias

                                                                      Apraxias

Consistem na incapacidade de realização de atos motores sob comando ou imitação, na ausência de déficit de compreensão, de sensibilidade ou da força muscular. São caracteristicamente determinadas por lesões parietais. Alguns tipos particulares de apraxia incluem:
  • Apraxia ideomotora
É a inabilidade de realizar atos motores sob comando verbal, embora esses atos sejam facilmente realizados de modo espontâneo. Lesões do fascículo arqueado e da porção anterior do corpo caloso podem ser responsáveis por esse tipo de distúrbio.
  • Apraxia ideatória
É a incapacidade de realizar certos movimentos seqüênciais na realização de um ato (como o exemplo clássico de tirar um cigarro do maço e acendê-lo). embora cada movimento separado seja executado facilmente. A localização precisa das estruturas afetadas nessa disfunção neuropsicológica ainda é incerta.
  • Apraxia construtiva
É a incapacidade de reproduzir ou copiar um modelo visual apresentado, na ausência de distúrbios visuais, perceptivos ou motores. Lesões parietais localizadas à direita, costumam determinar quadros mais intensos, geralmente associados a negligência dos elementos contralaterais. Quando à esquerda, cursam com afasia do tipo fluente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário