sábado, 3 de setembro de 2011

FILMES E PSICANÁLISE: JORNADA DA ALMA

JORNADA DA ALMA
Prendimi l'Anima - Itália
L'âme en jeu - França
The soul keeper - UK
Diretor : Roberto Faenza - Ano : 2003
Elenco : Iain Glen, Emilia Fox e Caroline Ducey.
Itália/França/Inglaterra

Dois pesquisadores, a estudante francesa Marie, e o historiador escocês Fraser, começam a investigar os fatos relatados no diário de Sabina Spielrein, descoberto em 1977. À medida em que trechos do diário são lidos, o filme, através de flashback, volta no tempo a 1904.
Em agosto de 1904, Sabina, uma jovem russa de 18 anos, é internada no Hospital Psiquiátrico Burhölzli de Zurique, Suiça. Ela sofre de uma severa histeria, sendo assistida pelo jovem médico, Carl Gustav Jung, que aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias de seu mestre, Sigmund Freud: a psicanálise.
Pouco a pouco, ao longo do tratamento, Sabina desenvolve uma paixão por seu médico que, embora casado, também vai-se afeiçoando a ela, nascendo assim um amor proibido entre os dois jovens. Em junho de 1905, ela aluga um apartamento mas continua a se encontrar com o Dr. Jung. Com a saúde melhor, inicia seus estudos de medicina.
Alguns anos depois, com a mulher grávida e usando de uma racionalidade enriquecida pelos princípios psicanalíticos, Jung decide abdicar desse amor em nome de uma posição acadêmica e intelectual. A paixão de Sabina por Jung é tamanha que ela chega a declarar ser amante do médico diante de Emma, sua mulher, e de seus colegas psicanalistas.
Formada em medicina, Sabina retorna à Rússia pós-revolucionária, onde se torna psicanalista e funda a famosa Escola Branca, uma organização que utiliza noções de psicanálise para crianças. Embora menos conhecida que Freud e Jung, Sabina Spielrein torna-se uma das mais importantes psicanalistas da história.
Sabina é morta por nazistas em 1942, em Rostov, Rússia, juntamente com outros judeus.
Voltando ao presente, Marie e Fraser continuam suas investigações e terminam encontrando o último aluno da Escola Branca que continua vivo, com mais de 80 anos, e que se lembra dela com muito carinho.

Baseado em anotações do diário de Sabina Spielrein e de correspondências por ela trocadas com os Drs. Sigmund Freud e Carl Jung, "Jornada da Alma" retrata um pouco da vida dessa brilhante e fascinante mulher que conseguiu dar proseguimento a sua vida e tornou-se uma médica psicanalista.
Escrito e dirigido pelo cineasta italiano Roberto Faenza, o filme apresenta bons momentos, especialmente quando Jung, no início de carreira, conhece Sabine, sua primeira cliente, ou quando decide utilizar métodos modernos comparados com os de seus colegas de hospital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário