domingo, 18 de agosto de 2013

O STRESS DO GATO

Gato tem stress? Parte V

Os gatos, são animais que podem ficar bastante estressados. Hoje, continuando essa série sobre o tema stress, iremos descrever mais 5 motivos que são potenciais desencadeadores desse sentimento nos felinos.

FunnyPets141. Punição – Conforme já mencionamos em artigos anteriores, nunca se deve bater em gatos. A forma adequada de educá-los é por meio da palavra NÃO, usada com entonação. Caso o felino não pare, retire-o do local e evite fazer carinho ou agrado durante os próximos minutos, a fim de que ele entenda o motivo da reprimenda. Caso você bata nele ou faça algo mais severo, o seu gato não entenderá o motivo de estar sofrendo um dano físico ou psicológico.  Esse falta de compreensão o levará a ficar desconfiado de você, principalmente se isso virar corriqueiro. O stress será grande e o comportamento dele mudará para pior.
gato-aburrido2. Tédio – Gatos precisam de atividade. Muitas pessoas têm a noção errônea de que os felinos são mais tranquilos que os cães, pois dormem em torno de 16 horas por dia. Apesar de essa característica, os gatos, por serem caçadores, precisam ser estimulados diariamente. Em alguns artigos e respostas de comentários, nós falamos sobre a necessidade de que os pais de felinos interajam ou brinquem com eles por pelo menos 15 minutos diários. Caso isso não seja feito, o tédio gera insatisfação e stress, o que pode acabar afetando o comportamento dele, como, por exemplo, se alimentar menos ou mais ao longo do dia.
12102012155622 3. Tensão ou raiva entre os membros da família – Algumas pessoas acreditam, enquanto outras acham que isso é bobagem. O fato é que os felinos conseguem perceber a nossa energia. Quem é pai de felino já deve ter passado por uma situação similar: você chega cansado ou estressado do trabalho, está p. da vida com tudo, não quer falar com ninguém e nem dar atenção para o felino. Você senta ou deita e eis que ele vai e sobe em cima de você. Isso é muito interessante e demonstra como ele sabe que há algo de errado. No caso de brigas domésticas, o gato percebe o ambiente carregado e muda o comportamento, podendo ficar um pouco mais agressivo também.
aggressiv_kat_785851d 4. Ter alguém em casa que não gosta de gato – Tal como na situação do item acima, o gato também percebe a energia de uma pessoa que não gosta dele. Ademais, ele não entende o motivo pelo qual quando vai fazer carinho é sumariamente rejeitado por aquele indivíduo. Como os felinos são bastante sensíveis, a falta de carinho por parte de alguém de sua família pode desencadear um sentimento de insegurança, já que ele não sabe se as outras pessoas também os irão tratar semelhantemente. Caso haja alguém na sua casa com esse perfil, converse com a pessoa e peça para que ela tolere a presença do felino e não o maltrate.
a0112083_50676820379c5 5. Desastres naturais – Esse item nem precisaria ser explicado, já que a situação, per si, causa stress em qualquer ser vivo. Aquele ambiente outrora conhecido e administrado pelo felino, de uma hora para outra, desaparece ou é modificado radicalmente. O sentimento de incompreensão do que ocorreu e da agitação dos membros da família são suficientes para que eles fiquem incomodados e inquietos. A compreensão com a mudança de comportamento dele é fundamental para que vocês superem esse trauma e voltem a viver felizes novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário