sábado, 10 de agosto de 2013

JORGE KHOURY - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SMED

Novo secretário dá sequência aos projetos da Educação


O professor, engenheiro e economista Jorge Khoury Hedaye, 64 anos, assumiu nesta quarta-feira (31) a Secretaria Municipal da Educação (SMED) no lugar de João Carlos Bacelar, que volta à Assembleia Legislativa para retomar sua atividade parlamentar. “Vou começar a estudar os projetos e dar sequência ao programa do prefeito ACM Neto, através de um planejamento estratégico. Entro como membro de uma equipe que precisa dar sequência ao trabalho que já vem sendo executado, a exemplo do fortalecimento do ensino em tempo integral, alfabetização de alunos até os seis anos de idade, além da requalificação da estrutura física da rede e, acima de tudo, da valorização do profissional que trabalha pela qualidade do ensino municipal”, afirmou.

Khoury disse que um dos maiores desafios é melhorar a qualidade das escolas e avançar na remuneração dos professores. “Queremos manter uma relação ainda mais próxima com a APLB porque entendemos que precisamos ter um bom diálogo para avançar nas propostas”, ressaltou o novo secretário. Representantes do sindicato, que negociam a proposta salarial com a Prefeitura, marcaram presença na solenidade de posse de Khoury, assim como o prefeito ACM Neto e o ex-chefe da pasta, João Carlos Bacelar, que transmitiu o cargo para o sucessor.

NOVAS UNIDADES – O novo secretário lembrou que a Prefeitura vai construir três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), beneficiando as comunidades do CIA, Jaguaribe (Piatã) e Stella Maris, com previsão de início para outubro deste ano. Cada um dos três CMEIs tem capacidade para atender a 120 alunos em tempo integral. As unidades terão oito salas de aula, sala de repouso, solarium, fraldário, playground, áreas para recreação coberta e descoberta, sanitários infantis e para pessoas com deficiência, vestiário, cozinha, lactário e sala multifuncional.

Os centros educacionais serão construídos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que destina recursos para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

Além dos novos CMEIs, foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (26) o aviso de licitação para a construção da Escola Municipal Aliomar Baleeiro (Nova Esperança) e da reconstrução das escolas municipais Manoel Faustino (Itacaranha) e Professora Eufrosina Miranda (Lobato) e do CMEI Tereza Helena Mata Pires (Alto do Cabrito). A previsão de início das obras também é outubro deste ano. Além destas unidades, no início de agosto a Prefeitura vai inaugurar a Municipal Antônio Euzébio (Cabula), que foi completamente reconstruída.

Bacelar diz que vai ajudar atual gestão na Assembleia

O deputado João Carlos Bacelar transmitiu hoje (31) o cargo de secretário municipal da Educação para o professor, engenheiro e economista Jorge Khoury, numa solenidade na qual foi bastante aplaudido por diretores, professores e corpo técnico da pasta, no Engenho Velho de Brotas. Em um discurso emocionado, acompanhado pelo prefeito ACM Neto, de quem é amigo de longas datas, Bacelar afirmou que deixa a pasta “com a sensação do dever cumprido”, concluindo um ciclo para “retomar a caminhada parlamentar”, dando continuidade à luta pela educação pública de qualidade na Assembleia e vislumbrando novos passos na trajetória política.

“Evoluímos bastante em vários pontos. Hoje, os salários dos professores em Salvador estão entre os melhores do Brasil. Esse ano, pela primeira vez teremos um professor em cada sala de aula. Recuperamos e ampliamos 180 escolas. Construímos 15 novas. Hoje, temos nove unidades de ensino funcionando em tempo integral. Vamos construir mais 15 escolas e reformar outras 70 ainda este ano, na gestão do prefeito ACM Neto, que tem tratado a educação como prioridade”, discursou João Carlos Bacelar.

O secretário, que pediu para deixar o cargo com o objetivo de retomar o mandato na Assembleia Legislativa, elogiou a escolha de Jorge Khoury como sucessor e afirmou que estará sempre ao lado da atual gestão, sobretudo para colaborar com os projetos na área da educação. O secretário contou ainda que o seu partido, o PTN, continua ao lado do prefeito, sem ter feito nenhuma exigência por cargos. “Nossa aliança com o prefeito é programática e voltada para o bem da cidade”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário