sábado, 4 de fevereiro de 2012

BAHIA: TERRA DE CANTOS E ENCANTOS







Quando, na minha infância, ouvia trechos de músicas que falava da Bahia, eu me encantava e pensava: um dia vou conhecer essa terra mágica e vou ser um pouco baiana também!!


Pimba!!! Aos doze anos minha mãe me trouxe para a Bahia e nunca mais saí daqui. Aqui finquei raízes e vi crescer galhos frondosos; grandes amores, filhos, formação em todas as áreas de minha vida. Porque a Bahia é mais que o seu famoso carnaval e suas festas de largo; é terra que abraça gostoso e por isso recebe tantos turistas o ano inteiro. É terra onde a fé é múltipla, onde se comunga sincreticamente todas as crenças e bênçãos.
Dizem que temos aqui 365 igrejas...  mas eu duvido!! Temos muito mais que isso!!!!

Desde 1501 essa terra atrai povos que chegam e não conseguem mais daqui sair. Aqui trabalhar é uma festa: nós, baianos, preparamos a Bahia o ano inteiro para a alegria nossa e de todos os turistas e isso não é trabalho fácil!!

Somos um povo forte que pensa e age. Não é a toa que a Bahia sempre foi uma das terras mais visitadas por gente do mundo inteiro!

E as praias??
Praia do Forte, Buraquinho, Ipitanga, Imbassaí, Sauípe...
Ilhéus, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro...
As praias de Morro de São Paulo, o verdadeiro paraíso da terra!!
Cantos lindos dos mais de 50 quilômetros de águas paradisíacas dessa terra chamada Bahia.

Para quem está na terrinha: muito axé! Viva essa Bahia que entra no sangue e no peito.

Para quem está longe, um carinho e muita saudade:



SÃO SALVADOR  (Dorival Caymmi)

São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu


São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor

São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim

Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador

SAUDADE DA BAHIA (João Gilberto)

Ah, mas que saudade eu tenho da Bahia
Ah, se eu escutasse o que mamãe dizia
Bem, não vá deixar a sua mãe aflita
A gente faz o que o coração dita
Mas este mundo é feito de maldade e ilusão
Ah, se eu escutasse hoje eu não sofria
Ah, esta saudade dentro do meu peito
Ah, se ter saudade é ter algum defeito
Eu pelo menos mereço o direito
De ter alguém com quem eu possa me confessar
Ponha-se no meu lugar
E veja como sofre um homem infeliz
Que teve que desabafar
Dizendo a todo mundo o que ninguém diz
Veja que situação
E veja como sofre um pobre coração
Pobre de quem acredita
Na glória e no dinheiro para ser feliz



Nenhum comentário:

Postar um comentário