sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CUIDANDO DOS DENTES DOS GATOS

limpeza de tártaro

Se o seu gato já tem mais de 4 anos, e principalmente se tem aquele ‘bafinho de onça’, está mais do que na hora do veterinário dar uma boa olhada nos dentes dele.
No último post falamos sobre a escovação dos dentes do seu gato como uma maneira de prevenir problemas bucais. Sabemos que alguns gatos são realmente difíceis, e escovar os dentes deles é missão impossível. Nesse caso, é importante estar ciente de que muito provavelmente o seu gato precisará passar por limpezas periódicas dos dentes, feitas por um profissional. Esse procedimento, feito por um bom profissional e com anestesia inalatória (muito mais segura), custa em média R$500,00, portanto programe-se para ter essa despesa. A saúde do seu gato…a vida dele até… pode depender desse cuidado.
A formação de tártaros nos dentes de cães e gatos é uma ocorrência normal. O animal contém em sua boca uma flora bacteriana rica e um pH básico. Estas bactérias aderem-se aos dentes, junto com restos de alimento, formando a placa bacteriana, que aos poucos mineraliza-se formando as placas de tártaro. Alguns animais apresentam mais ou menos tártaros dependendo de sua idade, dieta e principalmente de sua resposta imunológica.
Este acúmulo gera um ambiente propício para o desenvolvimento exacerbado das bactérias e fungos orais. Com o crescimento destes agentes, o número de substâncias tóxicas produzidas por seu metabolismo também cresce na mesma proporção e daí surgem as periodontopatias:Gengivite e Periodontite.
Sinais comuns da periodontite são o mau hálito, retração gengival, vermelhidão da gengiva, exposição das raízes dentárias, amolecimento dos dentes, reabsorção dentária, placas amarelo-esverdeadas, sangramento bucal, entre outros. No entanto, logo no início da doença alguns gatos não apresentam qualquer sintoma, e conseguem inclusive comer normalmente. Quando os sintomas finalmente aparecem, os estragos já estão feitos.
O que poucas pessoas sabem é que o maior perigo das periodontopatias não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais. As bactérias que se encontram na boca do animal estarão constantemente caindo na corrente sanguínea e sendo levadas para todos os órgãos do animal. Estes microorganismos podem provocar pequenas lesões nos vasos sanguíneos, nas articulações (artrite-reumatóide), em órgãos como coração (endocardite bacteriana), fígado (hepatite) e rins (glomerulonefrite – insuficiência renal). Se por acaso o animal já tiver uma lesão prévia em algum destes locais, a probabilidade de instalação das bactérias junto a eles é muito maior. Com o passar dos anos, estas pequeninas lesões crescem e passam a prejudicar o funcionamento destes órgãos.
A ‘limpeza dos dentes’ chama-se tartarectomia, que consiste na retirada das placas de tártaros com o auxílio de um aparelho de ultrassom ou manualmente com instrumentos odontológicos específicos. O animal é contido por anestesia inalatória, por ser mais segura, além de serem monitoradas suas funções vitais. É feito um protocolo de antibiótico terapia antes da tartaragem e logo após, matando assim o maior número possível de agentes que estão alojados no animal.
Em alguns casos mais avançados, pode haver também a necessidade da extração de um ou mais dentes comprometidos. Muito importante também é o trabalho de profilaxia a ser iniciado desde a juventude e/ou após a limpeza: ESCOVAÇÃO (com pasta e escova adequada);ALIMENTAR (evitar alimentos caseiros); para cães, OSSINHOS (aquele recomendado para limpeza dentária); PRODUTOS (Aquadent, entre outros higienizadores bucais), além de uma ração específica para diminuição da formação de placas de tártaros, desenvolvida por algumas empresas de ração como a Royal Canin, por exemplo.
Como hoje em dia nossos pets estão tendo uma longevidade maior, há necessidade de fazer periodicamente a profilaxia periodontal.
Devido aos problemas mencionados, a limpeza dos dentes ganha grande importância para o proprietário, mas principalmente para o animal, que corre risco de vida caso o problema não seja sanado.
A escovação diária é uma grande aliada na prevenção das doenças bucais. Existem várias opções no mercado de pasta e escova de dente específicos para pets. Atenção: JAMAIS use pasta de dente de uso humano para escovar os dentes do seu cão/gato, pois como eles não conseguem cuspir, acabam ingerindo a pasta, e sofrendo intoxicação pelo flúor!
Colocamos novamente aqui o link para o vídeo do post anterior. Está em inglês, mas ilustra muito bem como é o processo da gengivite e da periodontite, e também mostra como escovar os dentes do seu gato.
Vídeo (7:20min)
Consultoria: Dr. Manoel Oliva Proença Netto, médico veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário