terça-feira, 28 de junho de 2016

EXPOSIÇÃO – ÍNDIOS: OS PRIMEIROS BRASILEIROS

DETALHES

Início:
2 - julho | 17:00
Final:
29 - dezembro | 17:00
LOCAL
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA
Faculdade de Medicina - Terreiro de Jesus 

A exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” que revê a história do Brasil, assinalando a participação dos nossos primeiros habitantes – os índios, chega ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFBA) e será aberta a partir das 17h do próximo 02/07 e estará disponível à visitação pública de 04 de julho a 29 de dezembro, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Museu que fica no  prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador.

A mostra propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos: o ‘Primeiro encontro’, o ‘Mundo colonial’ (com a história que se pode ler nos livros didáticos), o ‘Mundo indígena’ (com outra narrativa, do ponto de vista indígena) e o ‘Brasil contemporâneo’ (com suas lutas e desafios).
Fotografias e produção de rica cultura material integram o conjunto de 262 objetos de muitas etnias indígenas que habitaram o nordeste e o sudeste brasileiro, a partir do século XVI.  A curadoria é de João Pacheco de Oliveira, professor titular e curador do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).
A entrada para conhecer a exposição custa R$ 10,00 (inteira)  e R$ 5,00 (meia). Estudantes da rede pública de ensino, membros de comunidades indígenas e quilombolas, idosos acima de 60 anos e integrantes da UFBA não pagam entrada. Os visitantes que desejam o acompanhamento de um monitor e grupos com mais de 8 pessoas devem agendar sua visita pelo telefone 71 3283-5546/5533.

Nenhum comentário:

Postar um comentário