domingo, 6 de maio de 2012

UM MÉTODO PERIGOSO - FREUD E JUNG

Em 'Um método perigoso', Freud e Jung duelam pela mente

Viggo Mortensen encarna Freud, o pioneiro da psicanálise.
É a terceira parceria entre o ator e o diretor canadense David Cronenberg.


Ao acompanhar a filmografia do diretor canadense David Cronenberg, pode-se ter a impressão de estar seguindo as pegadas de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. As pesquisas dos dois pioneiros da psicanálise certamente serviriam para tentar decifrar os complexos personagens que habitam filmes como "Gêmeos - Mórbida Semelhança" (1988), "Crash- Estranhos Prazeres" (1996) e "Spider - Desafie sua Mente" (2002).
Carl Jung (interpretado por Michael Fassbender) e Freud formarão um triângulo amoroso com a desconhecida Sabina Speilrein (Keira Knightley), uma psiquiatra que foi paciente dos dois (Foto: Divulgação)Carl Jung (interpretado por Michael Fassbender) e Freud formarão um triângulo amoroso com a desconhecida Sabina Speilrein (Keira Knightley), uma psiquiatra que foi paciente dos dois (Foto: Divulgação)
saiba mais
Em "Um Método Perigoso", que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011, Cronenberg voltou-se para os próprios Freud e Jung. Partindo da peça "The Talking Cure", de Christopher Hampton - também corroteirista -, realizou uma densa ficção que focaliza o encontro entre o pai da psicanálise e um de seus mais criativos discípulos, antes que diferenças inconciliáveis os separassem.
A narrativa começa com Carl Jung (Michael Fassbender) atuando numa clínica psiquiátrica em Zurique e encarregando-se do caso de uma jovem paciente histérica, Sabina Spielrein (Keira Knightley). É um caso complicado e que requer enorme esforço do médico, descobrindo por trás do caso da moça evidências de uma história familiar complicada, que acarretou um comportamento autodestrutivo.
Trabalhando pela terceira vez com o diretor, o ator norte-americano Viggo Mortensen encarna Freud, o pioneiro da psicanálise que, em Viena, influenciou diversos profissionais, inclusive Jung. O jovem médico suíço encontra-se com seu mentor, quarenta anos mais velho, e inicia-se uma ativa troca de correspondência e experiências.
Aos poucos, afirmam-se as diferenças entre os dois - não só de idade, classe social, religião (Freud era judeu, Jung, protestante) e personalidade. E, a partir de um certo momento, divergem especialmente em sua postura profissional diante de aspectos cruciais na determinação da psique humana - como a sexualidade.
A sexualidade, não na teoria, e sim na prática, cria uma das muitas discordâncias entre Jung e Freud, a partir do momento em que o primeiro, casado e com filhos, envolve-se com sua ex-paciente, Sabina, que se tornou psicanalista também. E, na vida íntima, mais do que atenuar algumas perversões de Sabina, passa a participar delas também.
Um grande mérito do filme está em não sucumbir ao peso habitual das produções de época - que Cronenberg frequenta pela quarta vez -, permitindo que seus personagens se movimentem e reajam de forma natural em seus ambientes. O diretor também enfrenta a contento o desafio de humanizar dois mitos do nível de Freud e Jung, tornando palpáveis tanto suas contradições quanto seus sentimentos.
Da mesma forma, tornam-se claros alguns dos principais conflitos entre o pensamento dos dois, desde o papel supremo defendido por Freud para a sexualidade como determinante do comportamento humano - que Jung contrapõe com uma procura também do transcendente, que o levará ao conceito do inconsciente coletivo.
Uma outra leitura indica ainda o quanto "Um Método Perigoso" sinaliza um preciso retrato de época. Numa Europa sacudida por vanguardas artísticas e que se acreditava muito civilizada quando, na realidade, caminhava para o massacre da 1a Guerra Mundial, torna-se difícil subtrair a Freud o acerto na opinião de que nem tudo a racionalidade poderia resolver dentro da civilização.
(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário