quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ASSOCIAÇÃO DE PSICANÁLISE DA BAHIA

Grupos de Formação

Este ano de 2011 A ASSOCIAÇÃO DE PSICANÁLISE DA BAHIA conta com diversas temáticas de estudo, conforme mostraremos a seguir.
Ao final do ano haverá uma produção única ou do grupo que será apresentada em em Jornada interna, que este ano terá como tema:  O mal-estar na subjetivação. Tanto os coordenadores das atividades quanto os próprios participantes desses grupos terão lugar para expor seus trabalhos.






Descrição
Grupo I: Psicanálise e Sociedade
Há, aproximadamente, dez anos, uma afirmação de Contardo Calligaris abriu para nós um campo de estudo: "O sintoma é sempre social [...] o que chamamos de individual, a singularidade, é sempre o efeito de uma rede discursiva que é a rede mesma do coletivo."
Desde então, o grupo Psicanálise e Sociedade, vem construindo uma interlocução, não só com psicanalistas atentos ao mal-estar na contemporaneidade, como também com representantes de diferentes áreas do conhecimento sensíveis ao que desse sintoma faz eco no discurso social.
Em 2011, a obra de Jean-Pierre Lebrun O mal-estar na subjetivação fará ponte para nosso estudo.

20:00h às 21:30 horas 4ª feira -
coordenadores: Euvaldo Mattos e Jacy Soares

.............................
Grupo II: Psicanálise e Filosofia
Promover uma interlocução entre os discursos filosóficos e psicanalítico a partir de textos e/ou produções imagéticas que abordem questões da subjetividade na Contemporaneidade.

20:00h às 21:30 horas 2ª feira -
coordenadores: Anabel Guillen e Antônio Saja


...........................
Grupo III: Adolescência, Deliquência e Toxicomania
“Afinal quem pode ser alguma coisa quando já não é mais ainda não é?”
Esta questão nos alerta sobre o território tempestivo do inacabamento do sujeito “adolescente”. É a partir do “mal estar de onde não se está” que o presente grupo pretende produzir reflexões, articulando este tema com a delinqüência e as toxicomanias no cenário da contemporaneidade.

 da Bahia

                                  13:30h às 15:00 horas 4ª feira
                                  Bruno Reis e Cláudio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário