sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

GEPE-RS - UM LUGAR

O Gepe-rs é um grupo que se movimenta sempre; temos grupos de estudos semanais alternando Retorno a Freud e Psicanálise e Educação. Em 2011 estudamos o livro A impostura do mestre, de Marcelo Ricardo Pereira, e revisitamos os textos de Freud numa busca incessante de compreender e partilhar impressões e conhecimentos.

Mas nosso grupo não se reúne apenas para estudar da forma mais clássica; nossa mestra busca sempre reinventar maneiras de nos encontrarmos e refletirmos sobre os temas que nos mobilizam nas pesquisas: esse enlace da psicanálise com a educação. Assim, temos os seminários de inverno e o de verão, onde avaliamos nossas vivências de um semestre, planejando e intervindo para que o próximo esteja mais aproximado de nossos desejos. Normalmente esses seminários vem ocorrendo em Praia do Forte e no sertão canudense, regados a bons papos ao redor da fogueira, colegas revelando potencial artístico, comidinhas gostosas: mas isso só depois da mesa de discussão e deliberações.

E os bolodórios? Ah, quando veio a proposta de termos “bolodórios” rememorei as palavras de minha vó que sempre dizia: essa menina já gosta de um bolodório!! Ou seja, conversa fiada, palavreado descompromissado. Sim, temos nossos momentos de bolodório saudável que reúne os integrantes em torno de uma dinâmica de reflexão e batepapo algumas vezes no ano. São momentos leves e descontraídos.

Outro evento que vale a pena registrar é aquele em que acontece o SIP, Seminário Interno de Pesquisas, ocorrido na academia; este é o momento em que cada sujeito revela e defende seu objeto, abrindo espaço para as críticas que contribuem largamente para a (re)construção de sua idéia. É um momento de encontro, revelações, revisões.


Nosso grupo é uma instituição comprometida com a participação nos eventos da área; o LEPSI sempre leva os pesquisadores do GEPE a discutir os temas de interesse comum, bem como as Reuniões Lacanoamericanas. Muitos outros eventos no Brasil e fora dele atraem integrantes desse grupo que já se faz conhecido pelo estilo que marca sua existência.

A produção desse grupo é significativa; os alunos especiais, os mestrandos, mestres, doutorandos e doutores estão sempre registrando seus conhecimentos e partilhando em forma de artigos publicados com a organização da líder do grupo.
O que é preciso para se publicar? Apenas que se escreva com domínio do assunto. Simples assim. Em 2011 saíram publicações de Psicanálise e Educação e de Representações Sociais, coletâneas organizadas pela Profª Drª Maria de Lourdes Ornellas.


2011 teve uma marca boa que se estenderá para 2012.
 Encerramos um ano de estudo e investimento e iniciamos outro, sem interrupção, mas com uma nova cor, um novo som, uma nova textura. A cor, o som e a textura que quisermos em nossas vidas. Porque somos sujeitos da incompletude e estaremos sempre buscando e buscando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário