domingo, 5 de junho de 2011

MAIS QUATRO ARTIGOS DE ESCUTA CLIVADA

ESCUTA CLIVADA ANCORA SABER NO ENTRE-LUGARES

ARTIGO: O PROFESSOR MERGULHA NAS ÁGUAS DO BELLOMONTE.

AUTOR: FABÍOLA MARGERITHA BASTOS E MARIA DE LOURDES SOARES ORNELLAS

Trata-se de um artigo escrito em parceria por Maria de Lourdes Ornellas e Fabíola Bastos, cujo objetivo é discorrer a proposta metodológica de uma investigação sobre as Representações Sociais do professor acerca do seu imaginário sobre o episódio de canudos. A proposta do escrito é contribuir com a formação do professor, vez que é possível revelar seu imaginário, afetos, frustrações, necessidades e desejos, enquanto pretende também identificar os saberes docentes relacionados ao cenário de Canudos enquanto espaço de resistência saga conselheira e paixão. Num falar de quem pensa junto, o texto encanta o leitor e planta a curiosidade por uma continuação...

.............................................................................................

ESCUTA CLIVADA ANCORA SABER NO ENTRE-LUGARES

ARTIGO: NÃO FALO, NÃO ESCUTO, NÃO VEJO: O PAPEL DA PSICANÁLISE NO RESGATE DOS SENTIDOS

AUTOR: GRACIELA NIEVES PELLEGRINO FERNANDEZ

Graciela inicia seu escrito trazendo para a cena a figura caricata de Joãozinho, um menino esperto e inquiridor, que atemoriza professores e professoras com suas perguntas, invariavelmente de duplo sentido, mostrando que o mesmo tem alguma conotação com sexualidade que permeia, com certeza, nossas lembranças. E a autora inquire: não há um Joãozinho em cada um de nós?

A temática do texto passeia pelas Representações Sociais de gênero e sexualidade de professoras de ensino fundamental. O estudo é fruto de uma pesquisa valiosa que analisa as falas de professoras, buscando perceber o quanto sua subjetividade constrói sua prática pedagógica, buscando entender suas linguagens subliminares, à luz da psicanálise. Graciela se põe, então, a tirar este véu do “não falo, não escuto, não vejo”.

.................................................................

ESCUTA CLIVADA ANCORA SABER NO ENTRE-LUGARES

ARTIGO: O DESEJO DE SABER NA CRIANÇA: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

AUTOR: ISAEL DE JESUS SENA

A psicanálise lança uma luz sobre a educação ao desvelar a posição subjetiva do sujeito na própria inibição no ato de aprender. Esta escrita discute, a partir de uma perspectiva psicanalítica, o desejo de saber da criança e a inibição na escrita como uma saída do sujeito frente ao desejo do Outro. Diante desse “transtorno de aprendizagem”, o não aprender, o sentimento do professor é de impotência e mal estar, e o texto discute muito bem isso, trazendo o enodamento da Psicanálise com a Educação como fundamental na facilitação na escuta dessa questão.

.......................................................................

ESCUTA CLIVADA ANCORA SABER NO ENTRE-LUGARES

ARTIGO: DE QUE FAMÍLIA ESTAMOS FALANDO? ENTRE O IDEAL E O VIVIDO.

AUTOR: IVANY PINTO NASCIMENTO

Ivany introduz seu texto nos dizendo que a família é, inúmeras vezes, em determinadas situações, alvo de questionamentos do tipo: Onde estava a família que não viu? “...não é possível que a família não soubesse!” E aí ela própria lança a indagação: de que família estamos falando, já que o modelo hoje constituído não segue mais um padrão? A autora faz uma caminhada pelos afetos que envolvem a família neste século, deixando a pergunta: qual a saída para esta instituição no contexto atual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário