sábado, 25 de junho de 2011

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: GRITO E SILÊNCIO - AUTORAS: MARIA DE LOURDES ORNELLAS E DANIELA CHAVES RADEL




O livro Violência na Escola: grito e silêncio traduz uma escuta das autoras à escola contemporânea, espaço que se inscreve num cenário árido, de violência às vezes escancarada, outra vezes habilmente velada. 
Diante de uma família que vive intensas transformações, deságuam na escola problemas novos e conflitantes e esta pesquisa traz à tona inquietações cada vez mais complexas, de faces diversas, sobre esta violência que ecoa nos cantos e recantos da escola.
E qual seria o motor que desncadeia tal fenômeno? Difícil definir, mas a origem pode estar nos afetos produzidos pelo desamparo, pela crise de autoridade, pelo perceptível declínio da função paterna que faz da família uma instituição sem beiras e até mesmo por este modelo capitalista, gerador de consumo em uma sociedade de desigualdades alarmantes. A violência na escola foi escutada aqui de forma sensível e, também, científica; emprenhadas do desejo de perceber o que há por trás dos muros, dos silêncios e dos gritos de cada um, elas avançaram passo a passo rumo ao âmago da escola: os sujeitos ali enredados nos afetos, desejos e projetos muitas vezes abortados. Mesmo sob nuvens pesadas, é possível ainda se esperar a calmaria; a pesquisa mostra que existem pistas, saídas, alternativas para trabalhar a violência na escola, mas não apresenta bula ou receita. Há que ter desejo...
Tábuas e pregos na mão, Maria de Lourdes Ornellas e Daniela Chaves Radel construíram e embarcaram numa nau, mar a dentro, buscando desvelar as causas dos atos violentos que acoam na escola, fazendo dessa escritura um convite a professores e alunos para que juntos possam construir uma escola mais sólida, cujas paredes desabriguem a violência e atem uma nova forma de se constituir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário