sábado, 18 de junho de 2011

ESCUTA CLIVADA ANCORA SABER NO ENTRE-LUGARES: DOIS ARTIGOS - TELMA CORTIZO E ZORAYA MARQUES

ARTIGO: A ESCUTA DA LIBIDO DO PROFESSOR NO ATO EDUCATIVO

AUTOR: TELMA LIMA CORTIZO

(Guernica - Picasso)

O artigo aborda as relações tecidas pelo professor em seu espaço de labor, discutindo a libido, ou sua ausência, na práxis docente. A autora nos apresenta um trecho de sua vivência do lugar de coordenadora pedagógica de uma instituição pública de Salvador, palco cujos atores estão a cada dia menos investidos de desejo, seja o professor ou o aluno. Num cenário social onde o trabalho é desvalorizado, a violência é grande, a família é ausente e o diálogo inexiste, a autora analisa o papel do professor, sujeito de desejo, e como este se coloca no lugar de objeto, tratando seu aluno também como tal. A grande questão do texto é: por que alguns professores permanecem investidos de libido, com uma prática diferenciada na qual a transferência positiva predomina nas relações, enquanto outros se colocam como cansados e fatigados pelo seu fazer, estimulados a desistir? A proposta é a escuta ao professor, às suas falas e aos seus silêncios, à sua subjetividade, lugar que dispare uma nova energia libidinal que o leve à percepção do prazer e encanto pela sua condição de ser Professor.

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ARTIGO: A EXISTÊNCIA DO ENSINO VIVENCIAL NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR.

AUTOR: ZORAYA MARIA DE OLIVEIRA MARQUES


A autora inicia seu escrito depondo sobre os percalços vividos no ensino superior, onde exerce sua prática docente, cujas teorias e propostas são fragmentadas e individualizadas, com práticas avaliativas insatisfatórias e relativa aridez nas relações desenvolvidas no ambiente acadêmico, fatos que a instigaram a investigar a possível existência de um tipo de ensino que ela classifica como Vivencial e que pode, dentro de uma série de alternativas viáveis, se contrapor a tais problemas. Nesta coletânea foram apresentados diversos recortes de pesquisas, porém o de Profª Draª Zoraya Marques trouxe um novo instrumental no seu itinerário metodológico, que é a abordagem (auto) biográfica, investigando a existência do Ensino Vivencial, no âmbito do Ensino Superior, pautado na vivência e no campo (auto)formativo como suporte teÓrico-metodológico, sendo uma das suas questões de suma importância a tal entendimento: o que os professores colaboradores desta pesquisa entendem por Ensino Vivencial segundo suas narrativas?

Boa Leitura a todos e nos veremos no próximo livro a ser aqui apresentado!!

(Tête de face - Picasso)

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