sábado, 24 de fevereiro de 2018

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM

AULA DIA 23/02/2018


Começamos nossa discussão a partir deste título: o que é avaliação educacional e da aprendizagem? 

Podemos dizer que é o processo de avaliação que ocorre com os alunos nas instituições de ensino. Hoje falamos de avaliação processual, aquela que ocorre no decorrer do ano ou semestre, por meio de dispositivos ou instrumentos diversificados e que tem por proposta principal promover a aprendizagem.

Avaliar para verificar e planejar novos processos de ensino, novas formas para apara que o aluno alcance a aprendizagem.

Assim, ensinar implica tres processos: o primeiro, em que se apresenta o tema ao aluno; o segundo, quando se pede uma demonstração da aprendizagem, ou seja, quando se aplica algum dispositivo como exercísios em sala, seminários, provas, testes, resenhas; e o terceiro, quando o professor avalia estes dispositivos aplicados e analisa se foi exitoso em seu processo de ensino. Neste momento, se faz o planejamento, ou replanejamento, para fixar os assuntos e garantir alguma aprendizagem.

Muito se tem a falar sobre avaliação e aprendizagem. Para início de conversa, vamos ler os textos abaixo indicados nos links. Em seguida, continuaremos nosso diálogo.


https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1418/1418.pdf


http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/viewFile/217/pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário