Educação Especial
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Apresentação
O presente Curso visa proporcionar um aprofundamento em temas que estão presentes na prática do Pedagogo, do Psicólogo, do Educador e demais profissionais envolvidos, buscando um entendimento sobre as diferentes deficiências, articulando o diálogo entre as partes: escola, criança e família com vistas à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar das pessoas com deficiência.
A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, para que se efetive uma real política de educação inclusiva. Mas não podemos deixar de considerar que estas mudanças devam ser gradativas, planejadas e contínuas possibilitando as pessoas com necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade.
A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, para que se efetive uma real política de educação inclusiva. Mas não podemos deixar de considerar que estas mudanças devam ser gradativas, planejadas e contínuas possibilitando as pessoas com necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade.
Objetivos
- Formar profissionais para uma prática comprometida com a educação inclusiva.
- Subsidiar para uma prática pedagógica capaz de responder às necessidades da totalidade de seus alunos.
- Compreender as implicações das necessidades educacionais especiais (deficiência mental, auditiva, visual, múltipla e física, altas habilidades, condutas típicas e dificuldade de aprendizagem) para o processo de escolarização.
- Competência para atuar junto a equipes multiprofissionais no planejamento de ações pedagógicas específicas, no encaminhamento educacional, na orientação de familiares e na orientação profissional.
- Subsidiar para uma prática pedagógica capaz de responder às necessidades da totalidade de seus alunos.
- Compreender as implicações das necessidades educacionais especiais (deficiência mental, auditiva, visual, múltipla e física, altas habilidades, condutas típicas e dificuldade de aprendizagem) para o processo de escolarização.
- Competência para atuar junto a equipes multiprofissionais no planejamento de ações pedagógicas específicas, no encaminhamento educacional, na orientação de familiares e na orientação profissional.
Público Alvo
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e outros profissionais com interesse na área da Educação Especial, tanto no aEducação Especial
Programa Disciplinar
DISCIPLINA | C/H |
Metodologia da Pesquisa | 10 h/a |
Didática do Ensino Superior | 10 h/a |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 10 h/a |
Psicologia do Desenvolvimento | 10 h/a |
Transtorno Global do Desenvolvimento | 10 h/a |
Deficiência Intelectual | 10 h/a |
Deficiência Física e Deficiência Visual | 10 h/a |
Deficiência Sensorial: surdez | 10 h/a |
Altas Habilidades/Superdotação | 10 h/a |
Relações Familiares e criança com deficiência | 10 h/a |
Estágio Supervisionado | 130 h/a |
Orientação para atividades complementares e pesquisa | 70 h/a |
Estudos Orientados para Estágio e Práticas Pedagógicas | 120 h/a |
Total | 420 h/a |
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