sexta-feira, 30 de maio de 2014

PROVA OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?


 

Chegando ao final do semestre letivo, penso que devemos nos perguntar: a proposta de minha disciplina foi atingida? O que pretendemos avaliar no final do semestre letivo? 

É hora de avaliar não só a aprendizagem dos alunos, mas as nossas técnicas de ensinagem enquanto professores. As provas e os exames são meros instrumentos de classificação e seleção, como diz o prof. Cipriano Luckesi (Ufba). Para ele, a avaliação deve ser um instrumento de juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão. Ou seja, avalia-se para refletir sobre o processo de ensinagem e de aprendizagem, para tomada de novas decisões que visem a melhora do quadro educativo.

É preciso que desvinculemos provas de avaliação, são termos diferenciados. É claro que após anos e anos de um ensino tradicional, cuja prova era o objetivo final dos cursos, não será tão simples a mudança. No entanto, sabemos que ela é possível a partir da reflexão pessoal de cada docente sobre o tema, a partir da pergunta que eu trouxe no início desta fala: o que pretendemos avaliar no final do semestre letivo? Quero mesmo avaliar, vendo de uma forma muito séria o meu trabalho, ou desejo apenas classificar o aluno numa escala determinada? Vou corrigir a prova e contar, somar os pontos, ou vou pensar que minha proposta maior é diagnosticar para novas intervenções e incluir o sujeito aprendente?

Se pensarmos bem, avaliar nos moldes que temos visto nada mais é senão uma tradição antidemocrática e autoritária, centrada na pessoa do professor e no sistema de ensino e não no sujeito que está no lugar de aprendente.

Vamos repensar isso?
 
Ler a indicação abaixo vai ajudar muito!!

Cipriano Carlos Luckesi, Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Malabares Comunicação e Eventos, Salvador/BA, 2005.
 


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