sexta-feira, 6 de setembro de 2013

GATO GOSTA DE FICAR SOZINHO?

Mito: Gato gosta de ficar sozinho

cat-wallpapers_8599_1600x1200
Esse é um dos mitos mais comuns entre as pessoas e, admiravelmente, reproduzido por alguns pais de gatos. Não se sabe como, onde e porque essa história começou, mas inegavelmente, de tanto ser repetida, parece ter virado uma verdade incontestável. Há pessoas que não gostam de gato justamente por acreditar que eles são frios, interesseiros, sozinhos. Isso, no entanto, está longe de ser verdade.

Os gatos, realmente, são animais que aparentam ser indepedentes, principalmente em comparação aos cachorros. O fato de o felino também aparecer, sentar no seu colo, dormir contigo ou brincar quando bem entender, leva algumas pessoas a pensar que eles são frios. Essa pseudo-independência  deles cria uma distorção na percepção das pessoas que não têm tanto contato assim com felinos e, assim, acabam verbalizando algo não verdadeiro.
Nossos gatos, assim como outros que conhecemos, adoram ficar ao redor dos pais humanos, seja qual for o ambiente – até mesmo no momento em que vamos tomar banho. Isso, no entanto, não significa que eles gostam de ficar 24 horas por dia grudados conosco. Gatos, assim como as pessoas, apreciam ter um pouco de privacidade e passar certos momentos sozinhos. Quando saimos de casa, certamente, eles cuidam de suas vidas – seja comendo, dormindo, brincando, fazendo suas necessidades fisiológicas. Ao chegarmos em casa, no entanto, eles sempre estão perto da porta nos esperando, querendo ser acariciados, sentir o cheiro da rua ou, talvez, receber um presentinho surpresa. Ademais, quando um de nós está em casa, observamos que quando o outro chega, eles sempre pressentem a nossa chegada e já se dirigem para perto da porta.
Outro fato inegavelmente que demonstra como os gatos gostam de nossa companhia é no momento em que temos que deixá-los em casa ou no pet shop. Ao retornarmos, é notório o mal-humor que eles demonstram. Os nossos sempre acabam nos ignorando no começo, mas depois demandam bastante atenção – até mesmo na hora em que estamos dormindo, eles fazem questão de nos acordar para passarmos a mão neles. Essa  personalidade felina é um exemplo irrefutável de como eles gostam do contato e como ficam frustrados e, em alguns casos, chateados ou, até mesmo, depressivos quando deixados para trás.

Essa situação mais extrema, o da depressão, ocorre em certos casos e pode levar até ao óbito do felino. Normalmente isso acontece nos casos em que você tem que fazer uma viagem longa e o deixa sozinho. Pode ocorrer dele simplesmente ir diminuindo a quantidade de alimento ingerido e começar a desenvolver algum distúrbio interno. Outro caso em que a depressão pode ocorrer é naquele em que o gato é jogado para fora de casa, seja porque os donos não o querem mais, seja porque a gata ficou prenha, seja porque a esposa engravidou, seja porque decidiu não mais ter o felino. Em todos esses casos pode ocorrer do gato vir a desenvolver a depressão e, consequentemente, o óbito poderá acontecer. Conhecemos alguns casos em que os gatos pararam de comer e beber de tristeza e, após alguns dias, entraram em estado de choque e acabaram falecendo. Nesses casos, os pais simplesmente resolveram desfazer do gato sem motivo aparente. O sintoma da depressão é, inegavelmente, uma amostra de como os felinos são apegados aos humanos.
Os gatos, conforme visto, são animais extremamente devotados aos seus pais humanos. Eles nos amam e esperam ser correspondidos. Os felinos, assim como nós, têm os seus momentos em que gostam de ficar sozinhos e, portanto, isso não pode ser entendido como uma atitude isolacionista ou fria. Caso fosse, praticamente todos nós então nos enquadrariamos no esteótipo criado em torno deles. Repense seus conceitos e permita que um gato entre em sua vida, pois ela certamente mudará para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário