quarta-feira, 31 de julho de 2013

ANATOMIA DO GATO: OS OLHINHOS

Anatomia do gato: olhos

Os olhos são as janelas da alma, e isso é ainda mais evidente nos olhos de um gato. Quem nunca se viu hipnotizado pelos lindos olhos dos nossos amigos felinos? Com seus azuis e verdes impossíveis, ou tons de ouro e âmbar líquido, não tem como não nos perdermos nas profundezas desse olhar. Mas mais do que lindos, os olhos dos gatos têm uma função muito importante na sua sobrevivência, e nos ensinam várias coisas sobre o estado de espírito e a saúde dos nossos peludos. É só sabermos olhar.
E pra que olhos tão grandes? É pra poder te ver melhor!
Grandes, intensos e simplesmente lindos, os olhos do gato são ferramentas perfeitas para capturar o mais leve dos movimentos, ajudando-os na caça de presas. A sua característica mais intrigante é o tamanho. Se olharmos as proporções iremos perceber que os olhos são significativamente grandes se comparados com o tamanho da cabeça. Essa é uma característica típica de animais noturnos, como por exemplo a coruja. Olhos grandes permitem que os animais noturnos capturem muito mais luminosidade do ambiente.
A visão noturna dos gatos é muito superior à dos humanos. No entanto, apesar de conseguirem ver claramente com somente 1/6 da iluminação que nós precisamos, não é verdade que eles conseguem ver na escuridão total. Nos felinos, os músculos da íris que circundam as pupilas são construídos de modo a permitir que elas se contraiam verticalmente, formando uma fenda, e dilatem até ocupar quase todo o globo ocular, permitindo a entrada do máximo de luz.
Além disso, existe uma camada refletora por trás da retina do gato chamada de tapetum lucidum, que funciona como um espelho e reflete a luz que entra nos olhos para que o maior número possível de cones a receba, otimizando a visão em situações de baixa luminosidade. É essa membrana refletora que faz com que os olhos do gato brilhem no escuro quando recebem luz direta, como de um flash ou de um faról, por exemplo. A visão do gato pode ser extremamente eficiente em condições de baixa luminosidade, mas durante o dia é inferior à nossa! Se a visão humana normal é 20/20, então a do gato é 20/100. Ele tem uma excelente visão para objetos distantes, mas de perto os objetos ficam pouco nítidos. Talvez seja por isso que os gatos façam o ‘teste do cheiro’ quando cumprimentam seus amigos.
Felinos também têm uma incrível percepção de profundidade, o que permite que eles calculem distâncias muito melhor que os humanos, e dêem aqueles saltos incríveis. Mas, por incrível que pareça, o sentido da visão nos gatos é na verdade a menor de suas habilidade cognitivas.

Problemas de saúde
Assim como nos humanos, as pupilas de um gato devem ter, normalmente, o mesmo tamanho. Uma alteração no tamanho da pupila de um dos olhos pode indicar uma série de condições, desde coisas simples até as mais sérias. Entre elas podemos citar:
  • inflamação do olho
  • síndrome de Horner (um problema neurológico)
  • FelV (pode causar espasmos da pupila)
  • tumores
  • dano ao sistema nervoso central
Os gatos estão sujeitos a várias doenças oculares a que nós humanos também estamos, inclusive catarata, glaucoma e conjuntivite. A conjuntivite, se causada pela bactéria clamídia, pode ser contagiosa a humanos. Se não forem devidamente tratados em tempo, problemas oculares de qualquer tipo podem progredir inclusive para a cegueira.
A terceira pálpebra
Gatos possuem uma terceira pálpebra interna chamada membrana nictitante, que serve para proteger os olhos de secura e/ou danos. Apesar de não a vermos quando o gato está acordado e com os olhos totalmente abertos, podemos ver um sinal dela quando o gato acorda de repente e entreabre os olhos. Essa membrana se localiza no canto interno dos olhos, e tem uma aparência leitosa. Em circunstâncias normais a terceira pálpebra não deve ser visível, mas quando um gato está doente ela irá se fechar parcialmente, podendo cobrir todo o olho, o que é um sinal para levá-lo imediatamente ao veterinário se algum outro sintoma se manifestar juntamente com esse.
Cores e mais cores
Vocês sabiam? TODOS os gatos nascem com os olhos azuis. Com o passar dos meses a cor pode ir se alterando, e ficar verde, amarela, ou cobre…e algumas vezes permanece azul. A cor dos olhos está relacionada com a cor dos pelos:
  • Gatos com manchas nas pontas (focinho, patas e rabo) como os siameses possuem olhos azuis. Os SRD “sialatas” entram nessa categoria.
  • Gatos brancos e gatos com muitas manchas brancas podem ter olhos azuis, verdes, amarelos, cobre, apenas um azul e outro verde ou amarelo.
  • Gatos pretos com olhos azuis não existem, ou se existem são uma exceção às regras da genética. Os gatos pretos sempre têm olhos verdes, ou olhos amarelos/cobre. Ou ambos, a cor muda dependendo do dia/humor do gato!
Os olhos são janelas da alma
O estado de espírito de um gato se reflete em seus olhos. A pupila dos olhos de um felino pode dilatar até cinco vezes o seu tamanho normal quando o animal está assustado ou se sente ameaçado, ou ainda quando está muito agitado, como um filhote brincando, por exemplo. Em condições normais de iluminação, um gato feliz deve apresentar pupilas pequenas, no formato de uma fenda no centro do globo ocular. Olhos semi-fechados significam um felino contente e relaxado.
Curiosidades
  • Gatos não conseguem ver diretamente sob o seu nariz, eles têm um ponto cego! Você pode testar isso colocando um petisquinho bem abaixo do nariz dele…ele irá sentir o cheiro, mas terá que procurar antes de achar o petisco.
  • Gatos enxergam cores sim. A sua habilidade de ver cores não é aguçada como a nossa, mas eles conseguem distinguir algumas cores, principalmente roxo, azul e verde, ao passo que o vermelho não é tão percebido.
  • A maioria dos gatos brancos de olhos azuis são surdos. Um gato branco com olhos bicolores (um azul e outro verde ou amarelo) frequentemente é surdo do lado do olho azul.
  • Gatos ‘beijam’ com os olhos. Você já pegou seu gatinho olhando para você por um longo momento, e então vagarosamente ele piscou os olhos? Esse é o equivalente a um beijo felino, e você deve se considerar lisonjeado. É lógico que uma mordidinha no nariz também é uma maneira deles darem um beijo. Se você quiser mostrar ao seu gato o quanto o ama, retribua o beijo felino. Não, não no nariz! Somente olhe longamente para ele e então pisque vagarosamente, e veja o que acontece :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário