domingo, 7 de abril de 2013

ANTHONY GIDDENS





Anthony Giddens (18 de janeiro de 1938Londres) é um sociólogo britânico, renomado por sua Teoria da estruturação. Considerado por muitos como o mais importante filósofo social inglês contemporâneo, figura de proa do novo trabalhismo britânico e teórico pioneiro da Terceira via, tem mais de vinte livros publicados ao longo de duas décadas.
Do ponto de vista acadêmico, o seu interesse centra-se em reformular a teoria social e reexaminar a compreensão do desenvolvimento e da modernidade.
As suas ideias tiveram uma enorme influência quer na teoria quer no ensino da sociologia e da teoria social em todo o mundo. A sua obra abarca diversas temáticas, entre as quais a história do pensamento social, a estrutura de classes, elites e poder, nações e nacionalismos, identidade pessoal e social, a família, relações e sexualidade.
Foi um dos primeiros autores a trabalhar o conceito de globalização.
Mais recentemente tem estado na vanguarda do desenvolvimento de ideias políticas decentro-esquerda, tendo ajudado a popularizar a ideia de Terceira via, com que pretende contribuir para a renovação da social-democracia.
Foi Director da London School of Economics and Political Science (LSE) entre 1997 e 2003. Anteriormente foi professor de Sociologia em Cambridge. Muitos livros foram publicados sobre este autor e a sua obra. Foram-lhe concedidos diversos títulos honoríficos.
Foi co-fundador, em 1985, de uma editora de livros científicos, a Polity Press.
Giddens trabalhou como assessor do ex-Primeiro-ministro britânico Tony Blair.

[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário