terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I - UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - Ciclo de Formação: Análise de Conteúdo

CICLO DE FORMAÇÃO: ANÁLISE DE CONTEÚDO

A Análise de Conteúdo é uma técnica de análise de dados que se insere no conjunto das metodologias de investigação social e tem sido aplicada nas pesquisas em Educação e, mais especificamente, nos estudos em Representações Sociais. Ao tomar como objeto de análise o discurso, a análise de conteúdo possibilita uma leitura interpretativa no tratamento do objeto educacional, por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de mensagens, relacionando-as às suas condições de produção (BARDIN, 1977), conferindo ao seu conteúdo os princípios de rigor, objetividade, verificabilidade e reaplicabilidade (AMADO, 2009). Nesse contexto, a Análise de Conteúdo se apresenta como uma técnica, que atende à rigorosidade metódica exigida nas pesquisas cientificas, por afastar o pesquisador da mera descrição de relatos e/ou quantificação de dados e permitir validar sua interpretação. Partindo do entendimento da importância da Análise de Conteúdo como técnica de análise do discurso organizamos um ciclo de formação com o objetivo de possibilitar a compreensão teórica e prática do seu uso, no contexto das pesquisas em educação.
      A promoção desse ciclo de formação no âmbito do PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade,  é uma iniciativa do grupo de pesquisa Docência Universitária e formação de Professor – DUFOP, com a finalidade contribuir para as discussões teórico-metodológicas das pesquisas em desenvolvimento.
           
Inscrições
As inscrições para participação neste Ciclo serão realizadas através do e-mail: coordenacaoppgeduc@yahoo.com.br, com o envio da ficha de inscrição.


Sistemática
      A formação será desenvolvida em 9 encontros teórico-práticos, com duração de 03 (três) horas, carga horária geral de 30 horas.. A turma terá o limite de 20 vagas. Para desenvolver o trabalho didático-pedagógico, estamos referendados nos seguintes princípios: contextualização, problematização, dialogicidade. Na vivência destes princípios, alguns procedimentos metodológicos serão implementados, quais sejam: a) Socialização dos temas,  por meio da técnica de exposição dialogada; b) Explicitação, a partir de uma dissertação de uma tese, do processo de categorização, codificação, validação e interpretação na análise sistemática de um corpo documental; c) Ateliê: exercício, a partir de pesquisas desenvolvidas no Programa, da utilização da Técnica de Análise de Conteúdo. A avaliação será traduzida em exercício de utilização da Técnica de Análise de Conteúdo.

Cronograma/ conteúdo:
1º Momento: Quinta-feira/ 15 de setembro- 14h às 17h
Tema - História da Técnica e definição de conceitos.
2º Momento: Sexta-feira/ 16 de setembro- 09h às 12h
Tema -. Análise de conteúdo e desenho de investigação.
3º Momento: Sexta-feira/ 16 de setembro - 14h às 17h
Tema - Análise de conteúdo e desenho de investigação.
4º Momento: Quinta-feira/ 29 de setembro- 14h às 17h
Tema – Análise corpus documental de dissertação e tese visando identificar, na prática, os processos de categorização, codificação, procedimento de recorte e reagrupamento de dados.
5º Momento: Sexta-feira/ 30 de setembro- 09h às 12h
Tema – Análise corpus documental de dissertação e tese visando identificar, na prática, os processos de categorização, codificação, procedimento de recorte e reagrupamento de dados.
6º Momento: Sexta-feira/ 30 de setembro- 14h às 17h
Tema –. Análise corpus documental de dissertação e tese visando identificar, na prática, os processos de categorização, codificação, procedimento de recorte e reagrupamento de dados.
7º Momento: Quinta-feira/ 13 de outubro- 14h às 17h
Tema – Exercício de Análise de Conteúdo em pesquisas desenvolvidas no Programa pelos participantes e outras.
8º Momento: Sexta-feira/14 de outubro- 09h às 12h
Tema – Exercício de Análise de Conteúdo em pesquisas desenvolvidas no Programa pelos participantes e outras.
9º Momento: Sexta-feira/ 14 de outubro- 14h às 17h
Tema –  Apresentação e interpretação dos dados da análise

Local: Auditório PPGEduC/UNEB
Responsável:
Professora Dra. Nilma Margarida de Castro Crusoé – Professora da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano Membro do Grupo de pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais-Gepráxis- DFCH-Uesb, Linha de Pesquisa: Currículo, Cultura e Prática Educacional, nilcrusoe@uol.com.br)

Bibliografia básica
AMADO, João da Silva.  Introdução à investigação qualitativa em educação. (Relatório a apresentar nas provas de Agregação). Coimbra: Universidade de Coimbra (Texto não publicado), 2009.

AMADO, João.A Técnica da Análise de Conteúdo. Referência. Revista de          Educação e Formação em Enfermagem (E.S.E. Dr. Ângelo da Fonseca - Coimbra), n. 5, p. 53-63, 2000.        
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Interdisciplinaridade: representações sociais de professores de matemática. Natal, RN: EDUFRN, 2009.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Natal, RN, 2010. 240f.
 

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