quarta-feira, 14 de setembro de 2011

III Casulo de Artes Inclusivas celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com arte e cultura em Salvador

Juliana Ribeiro (Banda Didá)
Com uma programação diversificada e marcada por apresentações de teatro, dança e musica com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as bandeiras de luta das pessoas com deficiência, o Casulo de Artes Inclusivas realiza sua terceira edição no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, às 14h30, no Teatro UNEB, e contando com a participação especial da cantora Juliana Ribeiro e a APAE, apresentando “O Circo da Rainha Mal Humorada”.

Com o tema “101 Rosas para Noel”, o Casulo faz uma homenagem a este importante compositor brasileiro, que nasceu com uma deficiência (Hipoplasia da mandíbula), tinha vergonha da marca que trazia no rosto, evitava comer em público por causa do defeito e só relaxava bebendo ou compondo, passando por varias situações de discriminação e preconceitos. Além disso, a intenção do tema é de provocar os participantes a pesquisar um outro cenário da musicalidade brasileira.

Tendo como participantes do III Casulo de Artes Inclusivas alunos: da APABB – Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade, APADA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (com o projeto Libras em Foco, sob a supervisão da professora Ana Paula Pessoa), CEEBA – Centro de Educação Especial da Bahia, Projeto Mergulho Cidadão, Instituto Guanabara, Cia de Dança Inclusiva Rodart, Organização Perspectivas em Movimento, APADALF - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Lauro de Freitas e do Instituto de Cegos da Bahia e, dos artistas independentes Jerusa Ferreira, Carla Fucs, o violonista Manoel Mota, sob direção artística de Déo Carvalho e produção da Organização Perspectivas em Movimento e Núcleo de Educação Especial da Universidade do Estado da Bahia (NEDE / UNEB). Todo o espetáculo será transmitido, via videoconferência, para todas as unidades da UNEB em todo o nosso Estado.
O Casulo de Artes Inclusivas
O Casulo de Artes Inclusivas nasceu em 2009 como uma ação político – cultural de fomento, produção, e divulgação das artes concebidas, produzidas e desenvolvidas por artistas com deficiência, reivindicando acessibilidade nos espaços culturais e, levando o público para reflexão, questionamentos e interação.
Conforme aponta Ninfa Cunha, produtora do evento, “o Casulo de Artes Inclusivas surge da necessidade de mostrar à sociedade a importância da arte como um meio de expressão de sentimentos, de percepções, de sensibilidades, mudando a ótica da realidade interior de cada um”.
A proposta do Grupo Casulo é sensibilizar, interagir e educar a sociedade de forma lúdica, contribuindo para a construção de um espaço onde artistas com deficiência possam expor o seu trabalho e interagir com diferentes públicos.
21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Casulo de Artes Inclusivas acontece sempre no dia 21 de setembro, instituído como o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Inicialmente instituído em 1982 pelas organizações que atuam na área, e, em 2005, sancionado através de lei federal, o dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento de suas reivindicações por cidadania.
Maiores informações:
Ninfa Cunha: (71) 3357.1824 / 8744.2378 / 8104.8884
perspectivasemmovimento@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário