quinta-feira, 29 de março de 2018

PROBLEMA DE PESQUISA: O QUE É?????


Formular o problema ajuda a pensar os caminhos da pesquisa, o tipo de resposta que se busca. É neste momento que o pesquisador reflete e problematiza a questão, ou seja, identifica no tema a dificuldade teórica

Pode acontecer de o problema já ter até uma resposta, mas são as questões mobilizadoras que justificam a pesquisa, ou seja, pode ser desejo do pesquisador aprofundar um assunto para analisar as condições em que se dão certos fenômenos ou como estes podem ser influenciados por outros fenômenos. 


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Mas já são tantos problemas na cabeça de um estudante... agora mais este????

Bom, o PROBLEMA DA PESQUISA é uma questão importante; depois de definido o tema, há que se formular o problema, aquilo que vai guiar todo o percurso da pesquisa que é, quase sempre, a construção de uma resposta ao problema.

Com o tema já delimitado, é preciso ler autores que discutem o assunto em questão e perceber como eles problematizam o assunto, como apresentam as questões que norteiam referentes ao tema.

Mas o que é problema?

Neste caso, problema é uma questão a ser resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. Para apresentar esta definição, busquei ajuda no AURÉLIO e, das definições que ele apresenta, esta é a que mais se aproxima do PROBLEMA DE UMA PESQUISA.

O problema é uma inquietação do pesquisador e a pesquisa é o meio para buscar a sua resposta. É algo pessoal sim, mas que deve seguir algumas orientações como, por exemplo, ser REDIGIDO COM CLAREZA, em forma de PERGUNTA. É necessário, também, que ele seja algo SOLUCIONÁVEL, possível de COMPROVAR EMPIRICAMENTE.

Segundo Gil (2006, p. 49-50):

[...] na acepção científica, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento [...] pode-se dizer que um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. As proposições que se seguem podem ser tidas como testáveis: Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária? A desnutrição determina o rebaixamento intelectual? Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos? Todos estes problemas envolvem variáveis suscetíveis de observação ou de manipulação. É perfeitamente possível, por exemplo, verificar a preferência político-partidária de determinado grupo, bem como o seu nível de escolaridade, para depois determinar em que medida essas variáveis estão relacionadas.
Ou seja, construa uma proposição testável, possível de investigar.
Mas, o que é uma varável?????
Lakatos e Marconi (2001) dizem que uma variável pode ser considerada como uma classificação ou medida, um conceito operacional que apresenta valores, passível de mensuração. Na pesquisa, variável é aquilo que varia, possível de se observar e mensurar. Por exemplo, o mal-estar docente, a relação entre professor e aluno, a causa da evasão na EJA, a ludicidade enquanto propulsora da aprendizagem na educação infantil...

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As variáveis, no entanto, precisam ser controladas para não interferirem no objeto da pesquisa, do contrário todo o processo pode ser alterado e ter resultados comprometidos.
 Recomendo a leitura do livro de Antonio Carlos Gil:
https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf

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