quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

JORNADA PEDAGÓGICA DE BARRA - Ba

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA NA GESTÃO ESCOLAR E SALA DE AULA

Este foi o tema da Semana Pedagógica de Barra-Ba. 
Tema atual e de grande relevância, pensado pela equipe da Secretaria de Educação de Barra. O evento agregou cerca de 680 professores da sede e das escolas do campo, de todas as áreas, e teve como foco trabalhar a motivação, elemento fundante para o desenvolvimento do trabalho docente.


A cidade é encantadora, margeada pelos Rio São Francisco e Rio Grande. É claro que os professores deram uma passadinha por este ponto em que se vê bem o encontro dos rios, cujas águas insistem em manterem-se em cores diferenciadas.


Na foto, a professora Sara apreciando esta beleza naturalmente sábia. Percebe-se, na foto, duas cores nas águas: a límpida, esverdeada, e a outra amarronzada. Dois rios, um encontro, beleza sem igual.



O Professor Paulo Henrique, famoso PH, posou junto ao São Francisco de Assis, cuja imagem se encontra de frente ao rio. Excelente profissional das ciências exatas, mostrou-se muito bom nas relações interpessoais. Foi um sucesso com sua oficina de metodologia da matemática, muito apreciado pelos professores locais.


   
Narcisista que sou... fiz uma self para mostrar que estava bem e feliz com o evento. 
Afinal, só profissionais de primeira Qualidade!
Pode-se ver, na mesa, Lilian Antonino, Sara Reis, Thiago Americano da Costa, Lucinda Hora  a Coordenadora Municipal de Educação de Barra, Almirene Vale.


 Esta foi a oficina da professora Sara Reis, cuja discussão foi sobre a metodologia na creche e na Educação Infantil, espaço cujo brincar é essencial, mas com valor pedagógico. A professora trouxe a baila a motivação não só para os docentes, mas de que forma eles poderiam trabalhar esta questão com as crianças, familias e demais grupos da creche.





A equipe Jurídica, composta pelo Dr. Thiago Americano da Costa e a Professora e também advogada Drª Lílian Antonino trouxe uma discussão pertinente sobre o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, discutindo também as questões como Bullyng e a Lei da Palmada e suas reverberações no campo educativo. Esta fala foi direcionada aos gestores, cerca de 70 profissionais.

A professora Janaina, coordenadora da Educação Infantil no município e Almirene do Vale, Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Barra foram algumas das responsáveis pela organização do evento.


Como eu nao posso perder a oportunidade de dar aula, ministrei as oficinas para os professores do Ensino Fundamental, cerca de 230 professores, em 4 momentos diferentes. A cada encontro, percebi que meu lugar será sempre este, junto com meus pares.



 E este é o prof Dr. Romilson Augusto, nosso mais novo amigo de infância, pessoa belíssima com quem pudemos partilhar horas de fala, além de uma boa taça de vinho. Sua discussão foi sobre a Educação Física, esporte e a inclusão de crianças com limitações nestas atividades. Sua fala foi valiosa e já pensamos mil outros projetos para o município.

E ela: um show de professora, Lucinda Hora, que mostrou como trabalhar com a língua inglesa pode e deve ser prazeroso, lúdico.

Foi tudo muito bom! Obrigada a todos os colegas que encararam comigo este desafio. Obrigada a Profª Almirene Vale pelo convite, e ao secretário de educação do município, Sr. Washington, pela confiança.

2 comentários:

  1. Foi uma grande experiência.
    Que venham os próximos desafios!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma grande experiência.
    Que venham os próximos desafios!

    ResponderExcluir