sábado, 19 de novembro de 2011

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: LETRAS IMAGÉTICAS - ARTIGOs DE ANA REGINA PITA, CRISTINA LUCON E LELIANA SOUSA

Ana Pita nos mostra que o objeto de uma pesquisa é exatamente aquilo que inquieta o pesquisador; é algo que demanda investigação, mobiliza afetos e se inscreve no desejo do sujeito. A autora traz um texto que resgata os conceitos do brincar e do brinquedo inserido em um determinado espaço, partindo de memórias de sua própria infância e do que considera relevante nos jogos e brincadeiras do universo infantil. Na escola, lócus de aprendizagem por excelência, o brincar é mais que uma ação natural da criança quando se constitui ferramenta para o educador mediar a relação desta com o conhecimento. A pesquisa de Pita busca apreender a representação social do brinquedo e do brincar para a criança.
Com o texto “Um olhar sobre a teoria das representações sociais” Cristina Lucon traz à luz o significado de Representação Social, tomando como base os estudos de Serge Moscovici e Denise Jodelet, numa análise que enlaça os conceitos de objetivação e ancoragem. A partir de sua escuta Lucon mostra que é possível considerar que as Representações Sociais emergem de um triplo cenário, cujos elementos estão interligados: o imaginário individual, o imaginário coletivo e o cenário da realidade social como atuação, onde as Representações Sociais tomam um formato. 
Seguindo esta linha, Leliana Sousa, em parceria com Andréa Castro, traz um escrito nascido a partir de uma reflexão sobre a Teoria da Representação Social e a Análise Institucional na pesquisa científica, numa
tentativa de compreender as origens, fundamentos, características e alguns pontos de semelhança e convergência teórico-metodológicos, a partir do que observou na vivência dos alunos da pós-graduação.

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