sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILMES SOBRE PSICANÁLISE

Esta lista traz 10 filmes que tratam de maneira variada sobre o tema e a relação entre analistas e pacientes.

1.  
Um Método Perigoso (o Dr. Carl Jung - Michael Fassbender - assume o desafio de tratar uma paciente bela e desequilibrada - a exagerada Keira Knightley - através da análise, método utilizado pelo seu mestre, o célebre Sigmund Freud - Viggo Mortensen. -, a quem pede ajuda. ambos se envolvem no tratamento com visões divergentes, acentuadas por suas diferenças pessoais. dirigido por David Cronenberg com roteiro de Christopher Hampton, é um filme difícil, mas palpitante sobre o início da psicanálise)

2.  
Divã (Lília Cabral é uma mulher de 40 anos, estabilizada, bem casada e com dois filhos, que resolve, por curiosidade, procurar um analista. aos poucos ela descobre suas próprias  insatisfações, a necessidade de se conhecer melhor e a vontade de aproveitar cada momento, realizando sonhos e desejos sublimados. grande sucesso do cinema - e do teatro - nacional, que deve ter uma continuação em breve)

3.  
Equus (Richard Burton é um psiquiatra que investiga os cruéis ferimentos cometidos nos olhos de seis cavalos, por um rapaz de dezessete anos - Peter Firth -, trabalhador do estábulo. à medida que desenvolve a terapia, o analista expõe os demônios da mente do rapaz, único filho de um pai austero e uma mãe carinhosa e muito religiosa. belíssimo trabalho de Sidney Lumet de 1977, sobre um roteiro de Peter Schaffer, baseado em sua própria peça, sucesso até hoje) 

4.  
Nosso Querido Bob (Richard Dreyfuss é um renomado psiquiatra, que acaba de lançar um livro e vai sair de férias com a família. um de seus pacientes - Bill Murray -, um obsessivo compulsivo, mas simpático e manipulador resolve segui-los, por ser extremamente inseguro e dependente da sua terapia. a família simpatiza com ele, mas o médico quase enlouquece. ótima comédia de Frank Oz, sobre o pesadelo de todo analista)

5.  
O Sexto Sentido (ao voltar para casa após ter recebido um prêmio, um psicólogo infantil - Bruce Willis - e sua esposa são acuados por um ex-paciente dele, que o acusa de ter falhado e atira contra eles. meses mais tarde, ele começa a trabalhar com um novo paciente, um garoto de nove anos, que afirma ver fantasmas. de longe, o melhor filme de M.Night Shayamalan)

6.  
Gente como a Gente (após a morte acidental do irmão mais velho, um adolescente, sentindo-se culpado, tenta o suicídio. depois de quatro meses hospitalizado, retorna à vida familiar e à escola. a contragosto, ele inicia uma nova terapia, com um psiquiatra - o ótimo Judd Hirsch -,que vai trazer à tona os conflitos familiares. com sua mãe - Mary Tyler Moore -, que procura manter as aparências, envergonhada pela tentativa de suicídio do mais novo, a quem no fundo culpa pela perda do filho favorito. já o pai - Donald Sutherland - tenta manter a família unida. belíssimo drama, merecedor de 4 Oscars: filme, diretor - Robert Redford, roteiro e ator coadjuvante - Timothy Hutton)

7. 
 Habemus Papam (Michel Picoli é eleito o novo papa, mas sofre um ataque de pânico, quando deveria ser anunciado na varanda da praça de São Pedro. os cardeais decidem chamar em segredo um psicanalista ateu para convencê-lo a aceitar o cargo. um ótimo filme do grande Nanni Moretti)

8.  
Agnes de Deus (num convento do Canadá, uma jovem freira - Meg Tilly - dá à luz a um filho, que é encontrado enforcado pelo cordão umbilical na lata de lixo de seu quarto. a situação é levada à justiça, que designa ma psiquiatra - Jane Fonda - para analisar o estado mental a garota. nas sessões, a analista tenta descobrir as razões do ato e acaba batendo de frente com a madre superiora - Anne Bancroft -, que acredita que a freira foi tocada por deus e quer poupá-la da investigação. ótimo filme de Norman Jewison, baseado numa peça de sucesso)

9.  
Um Divã Para Dois (um casal de meia-idade - os ótimos Meryl Streep e Tommy Lee Jones -, vive um relacionamento morno, sem nem lembrança de sexo. a esposa inconformada fica sabendo de um terapeuta de casais - Steve Carell -, especializado em casos assim e inscreve ambos para um período de imersão no divã do psiquiatra, conseguindo arrastar o marido contra a vontade. um bom drama, com ótimos atores. maduro, crível e sincero)

10.  
A Máfia no Divã (um rude chefão da máfia novaiorquina - Robert DeNiro - começa a sentir ataques de ansiedade e resolve consultar-se com um renomado terapeuta - Billy Crystal. mas o faz secretamente, para que ninguém ache que ele ficou "frouxo" e dá duas semanas de prazo para o psiquiatra "consertá-lo", data de uma grande reunião das famiglias. divertido 

Menções honrosas: Histeria, Terapia do Amor, Família Soprano, Sessão de Terapia, Ensina-me a Viver, O Príncipe das Marés, Instinto Fatal, Gênio Indomável, Uma Mente Brilhante, Halloween, Zelig, Vanila Sky, 50%, Quando Fala o Coração, Desejos, O Silêncio dos Inocentes, K-Pax, O Quatrto do Filho,...

http://listasde10.blogspot.com.br/2013/05/10-filmes-sobre-psicanalise.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário