sábado, 29 de outubro de 2011

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: LETRAS IMAGÉTICAS


PRELÚDIO

[...] Elas (As Representações Sociais) circulam, cruzam-se e se cristalizam incessantemente através de uma fala, um gesto, um encontro, em nosso universo cotidiano. A maioria das relações sociais estabelecidas, os objetos produzidos ou consumidos, as comunicações trocadas, delas estão impregnadas.
 (MOSCOVICI, Serge. Representação Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, Editora Vozes, 2003, p. 216.)

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: LETRAS IMAGÉTICAS é uma obra constituída por estudiosos integrantes do GEPE-rs e por doutores pesquisadores convidados os quais tem proximidade e mergulho na teoria. Navegar por estas águas e tentar torná-las acessíveis a muitos foi o que mobilizou os autores nas suas pesquisas e na construção dos textos; o desafio foi abraçado e cada um remou vislumbrando aportar neste lugar.
Abre-se assim um novo lócus para a comunicação das pesquisas realizadas cujo foco é este enlace da Teoria das Representações Sociais com os diversos objetos de pesquisa, numa interlocução amalgamada com a abordagem psicossocial. Este Prelúdio inaugura assim, como nas grandes óperas, as letras que se seguem.
Trata-se de uma obra composta por duas partes: a primeira intitulada 50 ANOS do texto de Moscovici, nomeado de La psychanalyse son image et son public;  traz uma escrita da Profª Dra. Maria de Lourdes Ornellas que desenha um panorama amplo da Teoria das Representações Sociais, resgatando a história da sua construção antes e depois da obra fundamental (1961), numa fala sobre seus desafios teóricos e metodológicos na contemporaneidade.
O texto de Ornellas, organizadora da coletânea, é um banquete de (semi)saberes e pretende manejar uma escuta singular do mestre Moscovici, provocando aromas e suscitando sabores que vão além da degustação: inicia a busca pela saciedade de fomes num passeio pelos mais ambivalentes afetos.
A segunda parte do livro traz a coletânea de artigos grafados a partir do exercício intelectual de cada sujeito e do experimentado em pesquisas empíricas e bibliográficas, cujas marcas tem o estilo de cada autor. Somam-se a estes estudos os textos de autores convidados: Maria Olívia, Maria Célia Knopp e Felipe Malheiros, Jaci Menezes, Larissa Ornellas, Ivany Pinto e Leliana Sousa, fazendo dessa obra uma referência para estudos na academia sobre as Representações Sociais e seus diversos objetos.

É uma obra singular, livro para se tornar um guia para os estudiosos do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário