segunda-feira, 29 de novembro de 2010

RS





Representação Social.... mas o que é isso? Foi mais ou menos assim que, no início de 2010, me perguntei sobre o tema. No segundo semestre veio a disciplina... e vi a possibilidade de resposta.

A DISCIPLINA

No primeiro encontro nos deparamos com uma turma heterogênea nos seus objetos de estudo, mas todos os sujeitos traziam um intento comum: compreender as RS’s de algum ângulo ou aprofundar-se em estudos já encaminhados. A Mestra, ao se apresentar, fala de seu objeto e discorre sobre afetos, introduzindo assim o tema das aulas e seus principais teóricos. Foi proporcionada, nesta aula, a vivência da Dança do Toré e creio que ali começou a se consolidar a representação social deste grupo sobre a disciplina RS’s.

Apresentamo-nos... De certa forma, pareceu haver ali dois grupos: os que sentaram na posição de frente para a tela de projeção (antigamente deveria estar ali em quadro negro), todos alunos novos da Mestra, e o grupo sentado na lateral. Em comum os sujeitos do segundo grupo tinham o fato de serem todas mulheres e de terem feito a disciplina do primeiro semestre: Psicanálise e Educação.

Cada um, pelo silêncio ou pelas falas, mostrou um pouco de si no decorrer dos encontros, construindo uma marca que ficará aqui registrada. Eles, minoria, mas de grande força na fala : Marcelo e Romilson. Elas - ou nós - : Cris (a grávida da Educação Hospitalar); Ana Pita, psicóloga que neste semestre tornou-se docente no Ensino Superior; Sueli, filosofando a Psicanálise, e mais Edna e Meire. Miriã, Ademildes, Graça, Vânia, Ludmilla, Leide e Eliana, ainda embevecidas pelo encontro com a Psicanálise e seu enlace com a Educação, sem dúvida tentaram travar também uma relação mais íntima com as RS's, especialmente no campo da Psicanálise.

No segundo encontro em sala de aula se fez o enquadre da disciplina e pudemos discutir nossos conceitos, construídos até então, sobre RS; a culminância deste trabalho se deu com a dinâmica das máscaras construídas por cada um, numa folha de papel branca, com as quais percorremos salas e espaços do PPGEduc, sob olhares curiosos. O terceiro encontro pautou-se na discussão sobre o olhar por trás das máscaras e as limitações impostas por isso. Nos demais, discutimos textos, buscamos novas leituras de representação social na música de Chico Buarque, O que será. Vimos, no decorrer desta disciplina, os filmes Carregadoras de sonhos e Ma Vie em Rose, textos carregados de conceitos pré-definidos e que suscitaram enriquecedoras discussões, além da palestra com a Professora Erika, de Recife, na qual ela apresentou seu trabalho sobr e o Perfil e a Formação Docente à Luz das RS's.

Assim estamos (in) concluindo esta disciplina, ou simplesmente dando espaço para um novo (re)começar e (re)construir de conceitos a partir do que foi agregado ao conhecimento que já se tinha até aqui.

A proposta de construção de um texto que poderá ser publicado no formato de livro cria e fortalece laços entre os membros deste grupo, que estimo possa deixar de ser simplesmente grupo e tornar-se uma equipe, pessoas que caminham olhando umas para as outras.

Mas... Representação Social, o que de fato é?

(...)

Assim como não se cessará em nós o estudo sobre este enlace da Educação com a Psicanálise, esperemos que a busca pela construção deste conceito se aprofunde e possamos, em outros encontros, engendrar falas e olhares na expressão de novas conceituações de RS.





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