sábado, 27 de outubro de 2012

LEPSI 2012

Em 2012 o GEPE-rs esteve mais uma vez no LEPSI, levando uma comissão de 5 pessoas:
Lourdes Ornellas (coordenadora do Gepe-rs)
Daniela Radel
Telma Cortizo
Leide Antonino
Ludmilla Fonseca
Abaixo, de forma resumida, estão as impressões de Ludmilla Fonseca sobre o evento.
1- Organização simples mas, eficaz / preocupação com a sustentabilidade; o material distribuido no evento teve essa característica, foram usadas sacolas de papel e hou o mínimo de desperdício.

2- Quantidade de mesas adequada para proporcionar discussão das exposições das falas de 20 minutos dos palestrantes; muito importante o tempo permitido para os debates, afinal é a partir dessa interação com a platéia que surgem novas propostas de discussões e isso enriquece muito.

3- As falas dos palestrantes contemplaram autores contemporâneos problematizando e fazendo a platéia pensar sobre alguns destes construtos na interface psicanálise e educação; a letra de Feeud e Lacan foi base para as discussões, mas isso nao ausentou os escritos por Bauman, Tardif e outros, para além da escritura do próprio Lepsi e da USP.

4- Na fala de Robert Levy (Sábado 14h - 16h) achei interessante pensar sobre a "educação líquida", a retomada que ele fez de Marx e as colocações sobre Berman ... Na fala do francês Dunker achei interessante ele ter questionado sobre o IRDI e a oportunidade de ver Kupfer no debate defender seu viés epistemológico desta pesquisa ....

5- As apresentações no sábado pela manhã foram interessantes. O formato de duas horas para apresentação de tres pesquisas, sendo 20 minutos para cada, tornou possivel uma hora de debates sobre as temáticas. Cada sala contemplou um tema, muto bem organizado.
6- Parece que ano que vem teremos novamente Lepsi: se realmente houver, estaremos lá!


O evento mais uma vez mostrou a consistência teórica da articulação psicanálise e educação que penso a cada dia adentrar os muros da academia consolidado-se como uma possibilidade outra de pensar e fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário