domingo, 26 de julho de 2015

PSICOPEDAGOGIA - AUTISMO (FILME OCEAN HEAVEN)

Ocean Heaven: o amor de um pai em fase terminal por seu filho autista
Filme Ocean Heaven

SINOPSE: Sinopse: A história do amor incansável de um pai pelo seu filho
autista. Uma pessoa em cada mil nasce com autismo. Como consequência, a
China tem 1 milhão de pacientes autistas. Dafu é um deles: parece distraído,
repete o que as pessoas lhe dizem, nada com maestria, mantém tudo em casa
em lugares determinados e talvez não esteja totalmente ciente da morte de sua
mãe, ocorrida há alguns anos. Trabalhando em um aquário, Sam Wong mostra
extremo cuidado e carinho com seu filho de 22 anos. Com a generosa ajuda de
seus vizinhos, os dois vivem prosperamente. Porém, Wong compreende muito
bem que um dia deixará o mundo e seu filho ficará sozinho. O que ele ainda
não descobriu é que esse dia pode estar mais perto do que imagina.

JetLi Lian-Jie in Ocean Heaven (2010) - Movie

Autismo

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três
características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos
simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais
leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala
e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de
manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento
agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar
problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se
mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas
causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Sintomas

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os
meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros
meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais
comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.

De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:

1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de
aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos,
deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as
pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como
ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e
tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade
de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.

Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de
como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver
comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o
histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV
(Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de
Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).

Tratamento

Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas
de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e
aplicados por equipe multidisciplinar.

Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige
acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências.

Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente
quando existem co-morbidades associadas.

Recomendações

* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar
um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos
precisam de atendimento e orientação especializados;

* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que
possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;

* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por
isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;

* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em
escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser
respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça
atendimento mais individualizado;

* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em
determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.

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