Fim de ano chegou e com ele os planejamentos da viagem para aproveitar as festas típicas desse período. E para quem tem animal de estimação o planejamento costuma ser ainda maior. Isso porque levar os bichinhos para outra cidade nem sempre é possível. O lugar de hospedagem pode não aceitar o pet, a viagem pode ser muito longa e estressante para o animal ou o veículo pode não comportar o transporte deles com segurança. Portanto, a decisão de não levá-lo para viajar é ainda mais frequente, mas onde deixar o bichinho? O que fazer? E quais cuidados básicos podem garantir que seu pet fique seguro, protegido e bem cuidado em sua ausência.
Casa de parentes ou amigos
Uma alternativa é deixar seus animais com parentes e amigos que não vão viajar nessa época. É importante lembrar que a pessoa precisa ter espaço e estrutura adequada para receber seu pet. Por exemplo, nesta época a quantidade de fogos de artifício é muito grande, o que pode assustar seu animal. Para evitar que eles fujam nesse momento de desespero, é imprescindível que fique em local seguro e fechado.
Ficar na própria casa
Há diversas pessoas que trabalham cuidado dos animais em sua própria casa. Essa pode ser uma escolha muito boa, desde que o contratado tenha experiência, paciência e referência. Pode ser indicado por algum amigo seu ou até mesmo pelo médico veterinário do seu pet. Se essa for a sua escolha, deixe por escrito todas as necessidades do animal. Quantidade de ração, medicamentos que ele esteja tomando, passeios, escovação, entre outros itens que seu animal precise. Pergunte para o médico veterinário do seu animal se ele faz esse serviço ou se tem um colega que o faça. Deixar seu animal aos cuidados de um profissional pode tornar a sua viagem ainda mais tranquila, pois terá certeza de que seu amigo de quatro patas estará protegido e seguro.
Hotéis para animais
Uma ótima opção é procurar um hotel para animais, pois esses lugares têm uma estrutura toda planejada e voltada para atendê-los. Pesquise com calma os hotéis disponíveis em sua cidade. Visite as estruturas e observe a higiene do local, o tamanho, se há abrigo com cobertura, caminhas e vasilhas adequadas. Certifique-se de que eles serão cuidados por uma pessoa treinada, de que terão uma área para caminhar e se divertir. Informe-se sobre a existência de um médico veterinárioresponsável e à disposição para atender casos de emergência. A presença de um profissional não só é uma exigência legal, como também uma garantia de que seu animal estará em boas condições sanitárias e amparado clinicamente caso haja algum imprevisto.
Levando seu animal para o hotel
Alguns cuidados devem ser tomados antes de deixar seu animal em um hotelzinho. "Cães e gatos devem obrigatoriamente ter coleira contra carrapatos e pulgas e estar com a carteirinha de vacinação em dia", alerta a médica veterinária Fernanda Scholtz, da clínica veterinária Consulvet Clínica Veterinária e Estética. Essa preocupação é para garantir que seu animal esteja protegido de doenças e tenha uma ótima estadia no local. Caso o animal em questão seja um cão, é interessante levá-lo um ou duas vezes ao local para que ele se adapte ao ambiente e às pessoas que cuidarão dele.
Cuidados básicos e essenciais
Independente da alternativa escolhida, deixe seu animal com coleira e medalhinha de identificação com nome e telefone. Forneça um telefone de contato, dados sobre medicação necessária, quantidade de ração ou cuidados específicos necessários para a pessoa responsável por ficar com seu pet nesse período, assim ele sofrerá menos com a sua ausência e ficará seguro e protegido esperando a sua volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário