(Freud aka Freud : the secret passion)
Diretor: John Huston
Ano/Local: 1962 / EUA
Elenco: Montgomery Clift, Susannah York e Larry Parks.
SINOPSE
"Freud Além da Alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do Inconsciente humano e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo". Eu chamaria este texto de um chavão, pois sempre que se fala dessa obra, é isso que se diz e eu não poderia dizer diferente.
O diretor John Huston faz um desenho bem claro de como as teorias freudianas traduzem a própria vida de Sigmund Freud, um dos maiores gênios da Humanidade que utilizou-se dos instrumentos que aprendeu e partilhou com a prática do Dr. Breuer e com a doutrina de Charcot: a hipnose.
Em seus estudos sobre a histeria, conforme relatado nos casos clínicos discutidos em sua obra, a hipnose foi uma ferramenta fundamental em sua prática clínica, embora nao fosse aceita pela medicina da época.
Persistente em sua teoria, Freud percebeu que os sujeitos são divididos entre o Consciente e o Inconsciente, conceitos fundantes que deram origem à Psicanálise.
O filme não é uma biografia do Pai da Psicanálise, detendo-se apenas aos estudos e casos clínicos relatados por Freud.
É interessante observar como Huston conseguiu articular as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista, como a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto. Com uma linguagem metafórica e onírica, Huston mostra o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro Inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência.
(http://www.veterinariosnodiva.com.br/filme-freud.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário