terça-feira, 9 de agosto de 2011

As formações do inconsciente - Palestra com a Profª Drª Larissa Ornellas

No dia 09 de agosto a Profª Drª Larissa Ornellas fará uma palestra sobre As formações do inconsciente, no CME - Centro Médico Empresarial -, para o GEPE-RS e outros interessados. Este é o terceiro de uma série de palestras, debates e conferências trazidos por esta brasileira que, atualmente, desenvolve seus trabalhos e estudos entre a França e o Brasil.
Os dois primeiros eventos aconteceram no mês de julho; o primeiro foi uma palestra no Instituto 4 Estações, em que se falou do Declínio da Função Paterna (La défaillance de la fonction paternelle). Fomos brindados ali com sua forma tranquila e competente de debater um tema, valorizando as falas de cada ouvinte e apresentando sempre novas faces de um mesmo saber. 
O segundo encontro se deu na UNEB, onde seu estilo se fez marca para nós, ouvintes, numa conferência em que se discutiu A Constituição do Sujeito. Pudemos vivenciar um caso a partir de seu relato. 
Neste momento Dra. Larissa partilhou conosco um pouco do seu percurso acadêmico, conforma descrevo abaixo.
A palestrante é psicóloga e psicanalista, com doutoramento na área de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, na Universidade de Paris VII – Denis Diderot.  Atualmente a professora e pesquisadora desenvolve seus trabalhos na França, no Hospital Intercomunal Robert Ballanger, situado em Paris, no serviço de pedopsiquiatria, onde realiza atendimento individual e de grupos com crianças autistas e psicóticas.
Tem textos, artigos e livros publicados no Brasil e na França.
Vale a pena seguir o trabalho desta professora e absorver um pouco desse seu semi-saber.

Eis uma de suas obras fundamentais.












 

Um comentário:

  1. Caros colegas:

    O nosso encontro ontem "Formações do Inconsciente", que contou com a preciosa participação da Profª Drª Larissa Ornellas no lugar e posição de palestrante, foi rico em debates e esclarecimentos.
    Percebo que o grupo amadurece na discussão da temática, não obstante o texto de Lacan, por vezes, parecer hermético.
    Ter Larissa como interlocutora é sempre produtivo pelo seu semi-saber, transmitido com estilo claro e profundo, o que nos permite uma aproximação com os constructos lacanianos.
    É interessante a forma como a situação comunicativa é valorizada pelo fato da palestrante ajustar o seu discurso pensando nos interlocutores.Além do saber, Larissa tem agalma.
    Foi uma transmissão em que houve aprendizagem.

    Até os próximos,
    Daniela

    ResponderExcluir