Universidade do Estado da Bahia
Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação
Departamento de Educação/Campus I
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
Julho / 2012
SOBRE O PPGEduC: considerações históricas
O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração
Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e
doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado
sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multireferencial, pluricultural e
interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais
expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo.
I) Contribuir para a elevação da competência acadêmica, científica e profissional da área de
educação daqueles que atuam nas universidades, nas redes de ensino, no setor público, nas
organizações não-governamentais e outras modalidades organizacionais da sociedade civil, e
para o desenvolvimento sustentável das comunidades em seu entorno social;
II) Capacitar profissionais para intervir na realidade educacional nas diversas regiões do Estado
da Bahia, em especial, e em outras regiões marcadas pela pobreza, pela desigualdade social e
pelos desequilíbrios regionais, visando a preservação dos recursos naturais, do patrimônio
cultural e do desenvolvimento humano, com o concurso da cultura, da ciência e da tecnologia,
na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
III) Proporcionar uma formação acadêmica que contemple a dimensão da formação do
pesquisador em educação e a dimensão do exercício da docência universitária.
IV) Fomentar, nos Grupos de Pesquisa, a articulação entre os processos formativos
desenvolvidos no ensino de graduação, nos cursos lato sensu, atividades de extensão da Uneb
com a ambiência acadêmica da pós-graduação stricto sensu e o convívio com doutores e
pesquisadores integrantes do PPGEduC/Uneb.
V) Ampliar e consolidar intercâmbios e parcerias institucionais visando a cooperação
acadêmica e técnica para o avanço do conhecimento, considerada a Área de Conhecimento
em Educação e Contemporaneidade.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração
Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e
doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado
sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multireferencial, pluricultural e
interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais
expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo - disciplinas, pesquisas,
dissertações / teses e publicações.
REFERÊNCIAS E POSTULADOS
DEMOCRACIA PARA A EQUIDADE SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO NA FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO
DE POLÍTICAS PÚBLICAS, condição fundamental à desconcentração do poder através da
participação social. Criação de mecanismos e instâncias adequadas para a negociação e a
tomada de decisão quanto às formas de gestão que viabilizem a participação da sociedade.
Abertura de espaços para proporcionar o fortalecimento das organizações comunitárias.
GESTÃO SOCIAL E LOCAL DA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, pressuposto que estabelece que a
estratégia de gestão para o desenvolvimento local sustentável considerará eixos centrais de
prioridades, representativos das maiores potencialidades e das principais carências da região.
Consideração de que a educação é por si própria, um forte indicador de qualidade de vida,
sendo esta medida pelo grau de acesso da população aos serviços, sua extensão e qualidade.
Ênfase nos processos de gestão democrática, nos princípios e valores que definem uma ética
centrada na convivência e solidariedade.
PLURICULTURALIDADE E MULTIREFERENCIALIDADE, pressupostos que implicam na confluência
dos interesses dos diferentes grupos étnicos e das instituições públicas, das organizações
privadas e dos grupos sociais no sentido do bem-estar comum, que é o sentido primeiro de
qualquer proposta de formação de educadores e de desenvolvimento. Com isso, afirma-se que
as etnias e instituições não percam a sua identidade, ao contrário, reforcem os seus papéis
sociais a partir da elevação dos seus níveis de instrução, educação e consciência social e ética.
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL E DA EDUCAÇÃO, compreendida como elemento
propulsor do resgate e da formação da identidade, com espaços e territórios a serem
preservados e resgatados, entre eles o espaço da escola.
DIMENSÕES EXPERIENCIAIS DA VIDA E DA FORMAÇÃO, como princípios que subsidiam a
formação e desenvolvimento profissional docente em seus diferentes níveis e modalidades,
com ênfase nos estudos sobre histórias de vida, representações sociais, mídia e cotidiano,
docência universitária do domínio da formação de professores.
A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO, que implica universalidade da escola, equidade,
integralidade e eficácia da oferta da educação básica, requisito fundamental para a
implantação de um projeto de educação reforçador da identidade, da memória e do
desenvolvimento de um povo. À sustentabilidade interna do sistema educacional (evitando o
desperdício, a improdutividade e a desqualificação), soma-se a idéia de sustentabilidade
externa, a articulação entre educação e processo social, o que se realiza através da aquisição,
pelos cidadãos, dos conhecimentos básicos da cultura letrada e dos conhecimentos e
competências que os habilita ao domínio de seu território e a inserção no processo produtivo.
A LÓGICA HIPERTEXTUAL, que se refere ao funcionamento por associação complexa,
risomática, tendo na estrutura de rede um meio/fim para a transformação da prática
pedagógica, no sentido de fazer avançar a compreensão da relação homemmáquina e da
educação-comunicação, superando-se a ênfase dicotômica e garantindo-se a produção de
conhecimento e da cultura.
LINHAS/GRUPOS DE PESQUISA E CORPO DOCENTE
1 Lpq 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade
Cultural
Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus
impactos sobre as atividades e práticas educativas. Estuda os processos civilizatórios
vinculados à formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola à
visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo /
construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito à alteridade, busca a construção de
uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela. São
docentes desta linha:
Alfredo Eurico Roberto da Matta
Ana Célia da Silva
Delcele Mascarenhas Queiroz
Elizabete Conceição Santana
Gilmário Moreira Brito
Jaci Maria Ferraz Menezes
Kátia Maria Santos Mota
Lívia Alessandra Fialho da Costa
Luciene Maria da Silva
Luciano Costa Santos
Marcos Luciano Messeder
Narcimária Correia do Patrocínio Luz
Sueli Ribeiro Souza
Wilson Roberto de Mattos
Grupos de Pesquisa vinculados a LPq1:
Memória da Educação na Bahia
Líder - Jaci Maria Ferraz Menezes e Elizabete Conceição Santana
Descolonização e Educação - PRODESE
Líder - Narcimária Correia do Patrocínio Luz
Educação, Desigualdade e Diversidade
Líder: Delcele Mascarenhas Queiroz
Firmina - Pós-Colonialidade: Educação, História e Ações Afirmativas
Líder - Wilson Roberto de Mattos
1
podem acompanhar, com relação a cada ano/turma: a indicação refere-se até quantos orientandos um professor-orientador
poderá assumir. Tal disponibilidade observa a situação docente com relação à carga-horária dedicada a orientações em curso
(iniciação científica, graduação, especialização, mestrado, doutorado), pesquisa, docência, gestão, etc., conforme recomendações
da Área de Educação e das Portaria 001 e 002 da CAPES.
As atividades de orientação observam a disponibilidade dos docentes, os quais indicam o número máximo de orientandos que GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral
Líderes - Kátia Maria Santos Mota e Elizeu Clementino de Souza
Estudos Sobre Inclusão e Sociedade
Líder - Luciene Maria da Silva
LPq 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Estuda questões teórico-metodológicas historicamente situadas com foco na práxis
pedagógica e na formação do educador na contemporaneidade. Discute aspectos
epistemológicos sobre formação de professores em seus diferentes níveis e modalidades de
ensino e se referencia nos objetos de estudo sobre memória, cotidiano, histórias de vida,
afeto, representações sociais, estudo do lazer e as práticas culturais de leitura no contexto da
formação docente. Analisa a formação do professor-pesquisador, questionador de sua práxis,
autor que ressignifica seu saber e conhecimento, posto que expressa seu lugar e posição de
professor-sujeito na compreensão e transformação do seu campo de atuação, em articulação
com a construção de uma nova epistemologia da formação na contemporaneidade.
Grupos de Pesquisa vinculados a LPq2:
GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral
Líderes - Elizeu Clementino de Souza e Kátia Maria Santos Mota
Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras
Líder - Verbena Maria Rocha Cordeiro
GEPE(RS) - Grupo de Estudos em Psicanálise, Educação e Representação social
Líder - Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias
DUFOP – Docência Universitária e Formação de Professores
Líder - Sandra Regina Soares
Desenvolvimento Social
Líder - Liana Gonçalves Pontes Sodré
GEFEL.COM - Grupo de Estudo Formação de Educadores, Lazer, Comunicação e Memória
Líder - Augusto Cesar Rios Leiro
Augusto Cesar Rios Leiro
Elizeu Clementino Souza
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Liana Gonçalves Pontes Sodré
Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias
Sandra Regina Soares
Verbena Maria Rocha Cordeiro
LPq 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Estudo dos processos educativos e dos fenômenos implicados na relação educação-gestãodesenvolvimento,
com ênfase nas problemáticas contemporâneas vivenciadas pelas diferentes
comunidades e regiões. Analisa as características socioeconômicas, político-culturais e
educacionais da realidade local/regional dos municípios sede da UNEB e seus entornos,
buscando explicar as determinações do processo educativo na formulação e a avaliação de
políticas públicas. São docentes desta linha:
Antonio Dias Nascimento
Avelar Luiz Bastos Mutim
Eduardo José Fernandes Nunes
Ivan Luiz Novaes
Nadia Hage Fialho
Ronalda Barreto Silva
Grupos de Pesquisa vinculados a LPq3
Educação do Campo e Contemporaneidade
Líder - Antonio Dias Nascimento
EduReg - Educação, Universidade e Região
Líderes - Nadia Hage Fialho e Avelar Luiz Bastos Mutim
Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores
Líder - Ivan Luiz Novaes
Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico
Líder - Eduardo José Fernandes Nunes
Educação, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais
Líder - Ronalda Barreto Silva
Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios
Líder – Avelar Luiz Bastos Mutim
LPq 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Geração, difusão e aplicação de conhecimentos sobre as possibilidades de relação entre
Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, estes últimos considerados como princípios
criativos e transformativos, reconhecendo no primado material e simbólico constituinte da
condição humana a gênese das expressões tecnológicas, bem como dos potencias de
mudanças qualitativas que representam para os processos educacionais e curriculares. Neste
sentido, as TIC, segundo seu caráter proposicional e hipertextual, reinscrevem um modo de ser
e pensar fundados na diferença, na singularidade, na colaboração, na complexidade, no
dinamismo, os quais são metáforas poderosas para geração de diferentes expressões
educacionais e curriculares, numa abordagem crítica, não paradigmática, articuladas na
relação complexa de diferentes e necessários registros: político-econômico; sócio-culturalhistórico
e, sobretudo, subjetivo. São docentes desta linha:
Arnaud Soares de Lima Junior
Lynn Rosalina Gama Alves
Maria Olívia de Matos Oliveira
Tânia Maria Hetkowski
Grupos de Pesquisa vinculados a LPq4
CV - Comunidades Virtuais
Líder - Lynn Rosalina Gama Alves
Tecnologias Inteligentes e Educação
Líderes - Arnaud Soares de Lima Junior e Tânia Maria Hetkowski
Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade - GEOTEC
Líder - Tânia Maria Hetkowski
Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais
Líder - Maria Olívia de Matos Oliveira
ESTRUTURA ACADÊMICA / CURRICULAR
O Currículo do PPGEduC - Mestrado e Doutorado - está composto por um conjunto de
disciplinas obrigatórias do Curso, disciplinas obrigatórias das Linhas de Pesquisa, disciplinas
optativas, atividades obrigatórias de pesquisa e outras atividades acadêmicas (seminários,
produção de textos, artigos, organização e participação em eventos, etc.). A oferta de
disciplinas a cargo das Linhas de Pesquisa pode variar nos semestres letivos, em razão dos
trabalhos de pesquisa em andamento e dos intercâmbios acadêmicos estabelecidos pelo
Programa.
MESTRADO
O currículo do Mestrado é formado por disciplinas obrigatórias, que integram o tronco
comum, por disciplinas associadas às Linha de Pesquisa, disciplinas optativas, além das
atividades obrigatórias de pesquisa e de docência.
Disciplinas obrigatórias / tronco comum:
a) Bases Filosóficas da Contemporaneidade;
b) Educação e Contemporaneidade;
c) Pesquisa em Educação.
Disciplinas/LPq 1
a) Educação e Pluralidade Cultural;
b) Educação, História e Memória Social;
c) Educação e Desigualdade.
- Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural: Disciplinas/LPq 2
a) Formação do Educador;
b) Educação, Pesquisa e Práxis Pedagógica
c) Educação e Subjetividade e Formação.
- Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador Disciplinas/LPq 3
a) Política Educacional Brasileira;
b) Educação e Desenvolvimento Local Sustentável;
c) Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação.
- Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável: Disciplinas/LPq 4
a) Educação e Processos Tecnológicos;
b) Currículo e Sociedade;
c) Políticas Públicas de Educação e TIC.
– Educação, Currículo e Processos Tecnológicos Disciplinas optativas
Tópicos Especiais em Educação
Atividades obrigatórias de pesquisa
Estudos Orientados
Tirocínio Docente Orientado
Seminários Orientados de Pesquisa
Fórum de Pesquisa
Dissertação
A integralização curricular do mestrado dar-se-á mediante cumprimento de 39 (trinta e
nove) créditos correspondentes a 855 (oitocentas e cinqüenta e cinco) h/a, assim distribuídas:
12 (doze) créditos teóricos nas disciplinas obrigatórias;
6 (seis) créditos teóricos nas disciplinas específicas de Linhas de
Pesquisa;
3 créditos teóricos em disciplina optativa;
3 (três) créditos atividade em Estudos Orientados;
2 (dois) créditos atividade em Tirocínio Docente;
3 (três) créditos atividade em Fórum de Pesquisa em Educação;
10 créditos atividade em Dissertação.
DOUTORADO
O doutorado aprofunda, na sua estrutura lógico-conceitual, as concepções que tomam como
eixo condutor a relação entre Educação e Contemporaneidade, expressa no conjunto de
atividades componentes de cada nível de formação, e o respeito à especificidade de cada um
assim como a pertinência com o perfil da formação correspondente.
A estrutura curricular do doutorado agrega disciplinas obrigatórias e atividades obrigatórias de
pesquisa, na perspectiva didática de aprofundamento conceitual das categorias analíticas e
referências teórico-metodológicas presentes na relação Educação e Contemporaneidade,
adequadas à formação do pesquisador-doutor, com creditação própria.
Disciplinas obrigatórias
Estudos Avançados de Educação e Contemporaneidade.
Seminário de Formação Teórico – Metodológica I.
Seminário de Formação Teórico-Metodológica II.
Atividades obrigatórias
Pesquisa Orientada
Fórum Pesquisa em Educação
Estudo Individual Orientado
Seminário Educação e Contemporaneidade
Disciplina Optativa
Produção Científica (participação em eventos e publicações)
Tese
A integralização curricular para a formação em nível de doutorado, dar-se-á num período
máximo de 4 (quatro) anos e corresponde ao total geral de 49 (quarenta e nove) créditos e
1.275 (hum mil duzentas e setenta e cinco) horas-aula, conforme detalhamento:
15 (quinze) créditos de disciplinas obrigatórias;
14 (quatorze) créditos de atividades obrigatórias;
20 (vinte) créditos de Tese defendida e aprovada;
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) está vinculado,
academicamente, ao Departamento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da
Bahia (Uneb) e compreende a pós-graduação em educação stricto-sensu e lato-sensu na área
da Educação, de conformidade com o disposto na Resolução CONSEPE n.º 214, de 24 de julho
de 1998, publicada no Diário Oficial em 1 e 2 de agosto de 1998.
Implantado em 2001, com a instalação da sua primeira turma de mestrado, o PPGEduC obteve
na sua primeira avaliação trienal (2001-2003) conceito 4 e o manteve na segunda (2004-2006)
e terceira avaliação ((2007/2009), assegurando, assim a possibilidade de instalar o curso em
nível de doutorado, completando sua condição de Programa de Pós-Graduação já credenciado
pela CAPES, participando dos processos de avaliação institucional (anual e trienal). Trata-se de
um Programa que vem demonstrando significativo crescimento acadêmico, tanto com relação
à sua produção acadêmica, ao número de alunos, de doutores e pesquisadores que tem
agregado ao longo da sua trajetória, como em relação ao reconhecimento que tem alcançado,
nacional e regionalmente, perante a comunidade acadêmica, inclusive como sócio institucional
da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd e membro do
Fórum de Programas de Pós-Graduação-FORPRED.
O PPGEduC possui reconhecida qualidade, ampliando-a anualmente, tanto na perspectiva da
infra-estrutura acadêmica (corpo docente, produção acadêmica e publicações, parcerias
institucionais, intercâmbios técnicos e acadêmicos, grupos de pesquisa, etc.) e normativa
(legislação, normas, regimentos, etc.) como da infraestrutura física (instalações, equipamentos
e material permanente) e orçamentária-financeira (suporte às suas atividades meio e
finalísticas).
Desde sua concepção inicial o PPGEduC assume referências e postulados que possibilitam
verticalizar sua Área de Concentração, através dos seguintes princípios: Democracia para a
equidade social e a participação na formulação e avaliação de políticas públicas; Gestão social
e local da intervenção educacional; Pluriculturalidade e multireferencialidade; Preservação da
memória social e da educação; Dimensões experienciais da vida e da formação; A
sustentabilidade na educação; A lógica hipertextual.
A trajetória histórica e o movimento de formação potencializado pelo PPGEduC tem
contribuído para a consolidação da pesquisa e da pós-graduação na UNEB ao destacar a
elevação da competência acadêmica, científica e profissional da área de educação no contexto
institucional.
OBJETIVOS
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