Dia 04 de janeiro inicia-se a culminância de dias e dias de preparativos... Correndo com compromissos pessoais, idas em grupo ao supermercado para compras de comes e bebes, discussões sobre laços e fitas, tempo, planos, desejos... e chegamos afinal a casa acolhedora de Thaís. Muita coisa já preparada em detalhes minuciosamente cuidados: teria de ser um sucesso!!
Depois de três horas e meia de sono... um delicioso e corrido café da manhã e rumamos à Praia do Forte (05/01) para recepcionar e fazer acontecer. Thais e Ludy: lindas estrelas do dia, em momento algum ofuscadas pela pauta e pelo andar do evento.
Bom ver não só a Mestra, mas todo o grupo satisfeito e encantado com tudo o que foi preparado; entre momentos de sol que se alternavam à leve chuva, transcorreu o Seminário de Verão.
A abertura se fez pela Mestra, com sua força e delicadeza enlaçadas, marcando o ar que deveria ser respirado nas próximas horas: parceria, interação, intelectualidade, planejamento, fazendo estar claro que aquele momento era também fruto de tudo isso.
Registrou-se ali a presença de um grupo unido pela pesquisa e estudo, sujeitos envolvidos por afetos exacerbados, pelo amódio, frustrações e conquistas, tão bem reveladas pelas palavras cruzadas na dinâmica posta por Claudia.
Avaliou-se a postura do grupo e de cada sujeito num processo de olhos direcionados aos próprios umbigos, numa crítica que poderia ser mesmo chamada de autocrítica.
Cabidos agradecimentos à mestra e àquelas que estão no apoio direto ao grupo: Daniela e Telma.
Mas... e o que é o GEPE-rs? Esta questão, sem dúvida, veio à tona: não é um grupo cartorial, mas atuante lugar de estudo, pesquisa e de produção acadêmica; diga-se de passagem: extensa produção acadêmica. É também lugar de Riso, como nos fez ver Ana Rita, que trouxe a todos nós risos programados, ensaiados, risos frouxos, curtos, longos e espontâneos. Gargalhadas... e que bem o diga Daniela. Gente, eu ri do riso de Dani! Bom demaissss.
E não poderia faltar o trote dos calouros: Marcia, Carla, Ludmilla, Thais e o gepeano Biólogo Marcelo. Mas que delícia de trote: rir!! Rir para o outro, rir de si mesmo, ris para vida; que se abra a partir de agora nova fase de novos risos nas vidas desse menino e meninas!
Bom demais ver Ana Rita fazer uma construção a partir da fala da Mestra sobre Ética e Moral, trazendo para o contexto a música de Rita Lee, Amor e Sexo. “Amor é latifúndio, Sexo é invasão. [...] Sexo é do bom, amor é do bem”. A ética está posta, a moral nós vamos construindo no espaço vivido. "Amor é princípio universalista e sexo se dá no encontro", fala de Ana Rita. (Olha que fiquei fã dessa menina que me fez rir; eu que venho tanto e tanto escutando que meu riso está "preso". Liberdade a ele! Obrigada, Aninha!
E os temas discutidos foram muitos, passando pela solicitação de bonsenso nos telefonemas aos colegas, pela determinação de responsáveis pelos grupos, até a programação dos eventos, sempre com os membros desejantes de participar e levar sua contriubuição em todas as construções.
Estiveram presentes a Professora Lourdes, Ana Amélia, Ana Rita, Cláudia, Carla, daiane, Daniela, Leide, Eliana, Fabíola, Graciela, Kelly, Ludmilla, Marcelo, Márcia, Miriã, Neilton , Poliana, Roberto, Romilson, Telma, Thiana, Thaís, quase todos aí nas fotos.
Pauta (in)concluída, saímos para um abraço ao arco-íris, à natureza, ao outro e a nós mesmos. Cores, risos, sons e movimento no ritual da Dança do Toré em volta das cores dos barangandões. Abraço plural e singular, mistura de gente e árvore, de risos, de hans e huns, e saímos dali mais pulsantes, vermelho misturado ao verde, sangue e clorofila, fotossintetizando ao calor dos carinhos. Guardaremos no olhar gepe@ano a dança dos barangandões coloridos, livres, soltos, mas conduzidos por cada um de nós, para que não esqueçamos o quanto somos responsáveis pelo movimento de nossas mãos, olhares e palavras. E assim, sob a regência da Mestra, vimos o sol se por em muitas cores...
Com a chegada da noite mágica na praia, muiitos tiveram de retornar às suas casas, à vida do dia-a-dia, enquanto outros se reuniram para, de certa forma, comemorar o dia lindo de sol e chuva, Eros e Thanatos, de afetos prazerosos declarados e de muita energia positiva ao sabor do luar da praça e de um capuccino seguido de tapioca.
Que venham os seminários, debates, reuniões de estudo, análise e muita produção intelectual. Delícia fazer parte desta orquestra, cuja Mestra rege bela e firmemente, produzindo este som harmônico que vivenciamos no dia 05 de janeiro, em Praia do Forte, abraçados por sua hospitalidade.
Parabéns a Thaís e Ludmilla. Claudia e Thiana também merecem congratulações, nos bastidores tiveram também sua atuação, assim como eu, Leide, que aqui derramo palavras. Meninas: adoro ser grupo com vocês.
Carla e Márcia: estamos aqui para apoiar no SI. Contem conosco.
Axé!!
Oi povo...
ResponderExcluirEsse SV continua dando o que falar....que venham os próximos, e outros, e mais alguns....é o Gepe-rs fazendo acontecer...