NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS
• A inscrição e o pagamento para participar da 12ª Conferência Internacional
sobre Representações Sociais e do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde,
Educação e Representações Sociais é condição para submissão de trabalhos.
• Cada participante poderá submeter e apresentar até 5 trabalhos, assim
distribuídos: 2 como autor/a e 3 como co-autor/a, independentemente da
modalidade.
• Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4 autores/as e todos deverão realizar
inscrição e pagamento no evento para o envio do mesmo, independentemente da
modalidade.
• O/a estudante deverá apresentar cópia da matrícula acadêmica para
comprovação da situação no ato do pagamento. Para isso, deve digitalizar o
referido documento e anexá-lo no item específico constante da ficha de
inscrição.
• Poderão submeter trabalhos os/as participantes que realizaram sua inscrição e
pagamento com até 5 dias de antecedência da data limite de envio de trabalhos.
• O acesso ao Sistema de Submissão de Trabalhos será disponibilizado cinco dias
após o pagamento da inscrição.
• Para revisar dados cadastrais, enviar trabalhos e/ou acompanhar a avaliação dos
mesmos acessar o site http://cirs2014.fcc.org.br.
• A Comissão Científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não
contemplem a temática da Conferência ou que não estejam formatados conforme
as orientações de envio.
• Os pareceres da Comissão Científica do evento são conclusivos e, como tal, não
estão sujeitos a recurso ou revisão.
• Em caso de não aprovação, a taxa de pagamento da inscrição não será devolvida.
• Para submissão de trabalhos, será necessário anexar 2 arquivos: um deles com a
identificação dos/as autores/as e outro sem a identificação dos/as autores/as –
sendo que este último não poderá conter qualquer tipo de identificação ou
referência explícita de autoria. Caso ocorra a quebra do anonimato, o trabalho
será automaticamente desclassificado.
• IMPORTANTE: O nome do arquivo deve conter apenas o CPF do/a primeiro/a
autor/a, incluindo o dígito verificador sem o hífen, seguido da sigla “ID” para
texto identificado e “NI” para o texto não-identificado. Exemplo: 5790006090-
ID.doc e 5790006090-NI.doc.
NORMAS GERAIS PARA A FORMATAÇÃO DE TRABALHOS
O respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pelo evento é condição
para que os trabalhos sejam encaminhados à avaliação da Comissão Científica, portanto
o arquivo deve obedecer às seguintes instruções gerais:
a) a extensão será sempre “.doc” ou “.docx”;
b) não ultrapassar 2 mega;
c) papel tamanho A4;
d) margens superior e inferior com 3 cm;
e) margens esquerda e direita com 2,5 cm;
f) páginas não devem estar numeradas;
g) fonte: Times New Roman;
h) tamanho da fonte: 12;
i) espaçamento: 1,5;
j) alinhamento: justificado;
j) sem marcas de parágrafo;
k) título: em negrito, centralizado, com todas as palavras em letras MAIÚSCULAS.
Para o corpo do texto do trabalho, elencou-se 7 itens principais com os subtítulos
sugeridos a seguir:
• Apresentação (Título, Autores/as, Coautores/as, Instituição, Eixo Temático,
Agência Financiadora);
• Resumo (parágrafo único, espaçamento 1,5 e justificado);
• Palavras-chave (indicação de 3 a 5 palavras-chave);
• Introdução;
• Desenvolvimento;
• Considerações Finais / Conclusão;
• Referências.
Obs: O/a autor/a pode utilizar outros nomes para os subtítulos, contanto que o conteúdo
se refira aos itens elencados.
NORMAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO, FORMATAÇÃO E ENVIO DE
TRABALHOS
Mesa-redonda (MR)
A mesa-redonda tem, por propósito, discutir temas de interesse geral e de especial
relevância no debate teórico-metodológico contemporâneo no campo dos estudos das
representações sociais. Cada mesa-redonda contará com a participação de 3 a 4
expositores/as, preferencialmente de, no mínimo, duas instituições diferentes. O/a
proponente da mesa-redonda, bem como seus membros, devem estar inscritos/as na 12ª
CIRS e IV CLBSERS.
Cada apresentador/a terá entre 20 e 30 minutos para exposição. A divulgação de
conhecimentos derivados de uma pesquisa ou atividade profissional isolada não se
enquadra nesta modalidade. O mérito da proposta será analisado pela Comissão
Científica.
A montagem prévia da mesa-redonda será de responsabilidade dos/as autores/as e um/a
deles/as deverá ser indicado/a como coordenador/a da mesa, tendo a responsabilidade
de:
a) atribuir um título à mesa-redonda;
b) compor a mesa-redonda no Sistema de Submissão de Trabalhos, inserindo, no
mínimo 3 e, no máximo, 4 trabalhos que comporão a mesa;
c) elaborar um resumo com os objetivos da mesa-redonda e com a justificativa da
relevância do debate proposto (até 1000 palavras);
d) indicar de 3 a 5 palavras-chave que traduzam a proposta da mesa-redonda.
Cada um dos trabalhos constantes da mesa-redonda deverá ser apresentado a partir dos
seguintes critérios:
• até 6 páginas, incluindo-se as referências e o resumo.
• resumo, redigido em parágrafo único, com espaçamento 1,5, justificado, com
300 a 500 palavras;
• indicação de 3 a 5 palavras-chave;
• introdução, o problema de pesquisa investigado e/ou objetivo da pesquisa,
referencial teórico, metodologia, resultados, discussões, considerações finais e
referências;
• todos os/as autores/as e coautores/as que constarem no trabalho individual
devem ter realizado o pagamento da inscrição no evento;
• todos os trabalhos de uma mesa redonda devem ser submetidos dentro do
mesmo Eixo Temático.
Sessão de comunicação oral (SCO)
As comunicações orais consistem em uma atividade científica proposta pelos/as
inscritos/as no evento. As sessões de exposição das comunicações são organizadas pela
Comissão Científica com vistas a proporcionar um espaço para a apresentação de relatos
de pesquisas e práticas sobre uma mesma temática. Cada apresentador/a de trabalho terá
15 minutos para exposição.
As sessões serão coordenadas por um/a pesquisador/a, a convite da Comissão Científica
do evento.
Os trabalhos submetidos nessa modalidade deverão atender aos seguintes critérios:
• ter ente 6 e 8 páginas, incluindo-se as referências e o resumo;
• o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, com espaçamento 1,5,
justificado, 300 a 500 palavras e a indicação de 3 a 5 palavras-chave;
• o texto deverá conter uma introdução situando o problema de pesquisa e/ou
objetivo da pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados, discussões e
considerações finais.
Pôster (SIP)
As seções interativas de pôster consistem na apresentação de relatos de pesquisas, ou
intervenções, em formato painel. Propostos pelos/as inscritos/as no evento, os pôsteres
deverão ser elaborados de modo a expor o trabalho de maneira sintética, em um espaço
de 0,90m de largura por 1,00m de comprimento.
Os trabalhos aprovados serão expostos em sessão própria, em local de circulação dos
congressistas, durante o período indicado no programa. É obrigatória a presença dos/as
autores/as no horário em que estarão presentes os/as debatedores/as indicados/as pela
Comissão Científica.
Os trabalhos submetidos nesta modalidade deverão apresentar um resumo respeitando
os seguintes critérios:
• resumo deverá ser redigido em parágrafo único, com espaçamento simples,
justificado, com 300 a 500 palavras, contendo: a breve introdução, o problema
de pesquisa investigado e/ou objetivo da pesquisa, referencial teórico,
metodologia, resultados, discussões e considerações finais;
• indicação de 3 a 5 palavras-chave;
• todos/as os/as autores/as e coautores/as que constarem no trabalho devem ter
realizado o pagamento da inscrição no evento.
Se aprovado, a apresentação gráfica deverá conter as seguintes especificações:
• título, autor/a com e-mail, instituição, introdução/justificativa, objetivos, marco
teórico, metodologia, resultados e referências;
• medidas: 0,90m de largura por 1,00m de comprimento.
Caso apareça algum elemento que não esteja descrito e/ou o/a autor/a tenha dúvidas
quanto à formatação, solicitamos que entre em contato com a organização do evento
pelo e-mail cirs2014@fcc.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário