sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

12ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS




NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

• A inscrição e o pagamento para participar da 12ª Conferência Internacional 
sobre Representações Sociais e do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, 
Educação e Representações Sociais é condição para submissão de trabalhos. 
• Cada participante poderá submeter e apresentar até 5 trabalhos, assim 
distribuídos: 2 como autor/a e 3 como co-autor/a, independentemente da 
modalidade. 
• Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4 autores/as e todos deverão realizar 
inscrição e pagamento no evento para o envio do mesmo, independentemente da 
modalidade. 
• O/a estudante deverá apresentar cópia da matrícula acadêmica para 
comprovação da situação no ato do pagamento. Para isso, deve digitalizar o 
referido documento e anexá-lo no item específico constante da ficha de 
inscrição. 
• Poderão submeter trabalhos os/as participantes que realizaram sua inscrição e 
pagamento com até 5 dias de antecedência da data limite de envio de trabalhos. 
• O acesso ao Sistema de Submissão de Trabalhos será disponibilizado cinco dias 
após o pagamento da inscrição. 
• Para revisar dados cadastrais, enviar trabalhos e/ou acompanhar a avaliação dos 
mesmos acessar o site http://cirs2014.fcc.org.br. 
• A Comissão Científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não 
contemplem a temática da Conferência ou que não estejam formatados conforme 
as orientações de envio.  
• Os pareceres da Comissão Científica do evento são conclusivos e, como tal, não 
estão sujeitos a recurso ou revisão. 
• Em caso de não aprovação, a taxa de pagamento da inscrição não será devolvida. 
• Para submissão de trabalhos, será necessário anexar 2 arquivos: um deles com a 
identificação dos/as autores/as e outro sem a identificação dos/as autores/as – 
sendo que este último não poderá conter qualquer tipo de identificação ou 
referência explícita de autoria. Caso ocorra a quebra do anonimato, o trabalho 
será automaticamente desclassificado. 
• IMPORTANTE: O nome do arquivo deve conter apenas o CPF do/a primeiro/a 
autor/a, incluindo o dígito verificador sem o hífen, seguido da sigla “ID” para 
texto identificado e “NI” para o texto não-identificado. Exemplo: 5790006090-
ID.doc e 5790006090-NI.doc. 


NORMAS GERAIS PARA A FORMATAÇÃO DE TRABALHOS 

O respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pelo evento é condição 
para que os trabalhos sejam encaminhados à avaliação da Comissão Científica, portanto 
o arquivo deve obedecer às seguintes instruções gerais: 
a) a extensão será sempre “.doc” ou “.docx”; 
b) não ultrapassar 2 mega; 
c) papel tamanho A4; 
d) margens superior e inferior com 3 cm; 
e) margens esquerda e direita com 2,5 cm; 
f) páginas não devem estar numeradas; 
g) fonte: Times New Roman; 
h) tamanho da fonte: 12; 
i) espaçamento: 1,5; 
j) alinhamento: justificado; 
j) sem marcas de parágrafo; 
k) título: em negrito, centralizado, com todas as palavras em letras MAIÚSCULAS. 
Para o corpo do texto do trabalho, elencou-se 7 itens principais com os subtítulos 
sugeridos a seguir: 
• Apresentação (Título, Autores/as, Coautores/as, Instituição, Eixo Temático, 
Agência Financiadora);  
• Resumo (parágrafo único, espaçamento 1,5 e justificado); 
• Palavras-chave (indicação de 3 a 5 palavras-chave); 
• Introdução; 
• Desenvolvimento; 
• Considerações Finais / Conclusão; 
• Referências. 
Obs: O/a autor/a pode utilizar outros nomes para os subtítulos, contanto que o conteúdo 
se refira aos itens elencados. 



NORMAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO, FORMATAÇÃO E ENVIO DE 
TRABALHOS 

Mesa-redonda (MR) 
A mesa-redonda tem, por propósito, discutir temas de interesse geral e de especial 
relevância no debate teórico-metodológico contemporâneo no campo dos estudos das 
representações sociais. Cada mesa-redonda contará com a participação de 3 a 4 
expositores/as, preferencialmente de, no mínimo, duas instituições diferentes. O/a 
proponente da mesa-redonda, bem como seus membros, devem estar inscritos/as na 12ª 
CIRS e IV CLBSERS. 
Cada apresentador/a terá entre 20 e 30 minutos para exposição. A divulgação de 
conhecimentos derivados de uma pesquisa ou atividade profissional isolada não se 
enquadra nesta modalidade. O mérito da proposta será analisado pela Comissão 
Científica. 
A montagem prévia da mesa-redonda será de responsabilidade dos/as autores/as e um/a 
deles/as deverá ser indicado/a como coordenador/a da mesa, tendo a responsabilidade 
de: 
a) atribuir um título à mesa-redonda; 
b) compor a mesa-redonda no Sistema de Submissão de Trabalhos, inserindo, no 
mínimo 3 e, no máximo, 4 trabalhos que comporão a mesa; 
c) elaborar um resumo com os objetivos da mesa-redonda e com a justificativa da 
relevância do debate proposto (até 1000 palavras); 
d) indicar de 3 a 5 palavras-chave que traduzam a proposta da mesa-redonda. 
  

Cada um dos trabalhos constantes da mesa-redonda deverá ser apresentado a partir dos 
seguintes critérios: 
• até 6 páginas, incluindo-se as referências e o resumo. 
• resumo, redigido em parágrafo único, com espaçamento 1,5, justificado, com 
300 a 500 palavras; 
• indicação de 3 a 5 palavras-chave; 
• introdução, o problema de pesquisa investigado e/ou objetivo da pesquisa, 
referencial teórico, metodologia, resultados, discussões, considerações finais e 
referências; 
• todos os/as autores/as e coautores/as que constarem no trabalho individual 
devem ter realizado o pagamento da inscrição no evento; 
• todos os trabalhos de uma mesa redonda devem ser submetidos dentro do 
mesmo Eixo Temático. 

Sessão de comunicação oral (SCO) 
As comunicações orais consistem em uma atividade científica proposta pelos/as 
inscritos/as no evento. As sessões de exposição das comunicações são organizadas pela 
Comissão Científica com vistas a proporcionar um espaço para a apresentação de relatos 
de pesquisas e práticas sobre uma mesma temática. Cada apresentador/a de trabalho terá 
15 minutos para exposição. 
As sessões serão coordenadas por um/a pesquisador/a, a convite da Comissão Científica 
do evento. 
Os trabalhos submetidos nessa modalidade deverão atender aos seguintes critérios: 
• ter ente 6 e 8 páginas, incluindo-se as referências e o resumo;  
• o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, com espaçamento 1,5, 
justificado, 300 a 500 palavras e a indicação de 3 a 5 palavras-chave; 
• o texto deverá conter uma introdução situando o problema de pesquisa e/ou 
objetivo da pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados, discussões e 
considerações finais. 

Pôster (SIP) 
As seções interativas de pôster consistem na apresentação de relatos de pesquisas, ou 
intervenções, em formato painel. Propostos pelos/as inscritos/as no evento, os pôsteres 
deverão ser elaborados de modo a expor o trabalho de maneira sintética, em um espaço 
de 0,90m de largura por 1,00m de comprimento. 
Os trabalhos aprovados serão expostos em sessão própria, em local de circulação dos 
congressistas, durante o período indicado no programa. É obrigatória a presença dos/as 
autores/as no horário em que estarão presentes os/as debatedores/as indicados/as pela 
Comissão Científica. 
Os trabalhos submetidos nesta modalidade deverão apresentar um resumo respeitando 
os seguintes critérios: 
• resumo deverá ser redigido em parágrafo único, com espaçamento simples, 
justificado, com 300 a 500 palavras, contendo: a breve introdução, o problema 
de pesquisa investigado e/ou objetivo da pesquisa, referencial teórico, 
metodologia, resultados, discussões e considerações finais; 
• indicação de 3 a 5 palavras-chave; 
• todos/as os/as autores/as e coautores/as que constarem no trabalho devem ter 
realizado o pagamento da inscrição no evento. 
Se aprovado, a apresentação gráfica deverá conter as seguintes especificações:  
• título, autor/a com e-mail, instituição, introdução/justificativa, objetivos, marco 
teórico, metodologia, resultados e referências; 
• medidas: 0,90m de largura por 1,00m de comprimento. 
Caso apareça algum elemento que não esteja descrito e/ou o/a autor/a tenha dúvidas 
quanto à formatação, solicitamos que entre em contato com a organização do evento 
pelo e-mail cirs2014@fcc.org.br. 

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