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Será realizado entre os dias 22, 23 e 24 de setembro o
II Seminário Educação do Campo, com o tema
Educação do Campo e Contemporaneidade: mudança, afirmação e desafios.
O II Seminário é uma iniciativa do grupo de Pesquisa Educação do Campo e
Contemporaneidade, vinculado ao PPGEduc - Programa de Pós- Graduação em
Educação e Contemporaneidade da UNEB (Universidade do Estado da bahia) e
acontecerá no Campus I da UNEB, em Salvador.
Objetivo Geral: Promover o encontro com pesquisadores e educadores do campo
para socializar as pesquisas e experiências, bem como, aprofundar o debate sobre
educação do campo e contemporaneidade a partir das temáticas: Campo como um
Espaço de Vida; Educação do Campo e desenvolvimento; Educação do Campo,
Memória e Diversidade dos povos do campo e Educação e Movimentos Sociais do Campo.
Objetivos específicos:
• Reunir pesquisadores e educadores da Educação do Campo para apresentarem e
debaterem os estudos
e experiências desenvolvidas no âmbito local, regional e nacional;
• Articular com os participantes a constituição de uma rede regional de pesquisadores e
educadores do campo;
• Estabelecer formas e meios, de modo permanente, de socialização e divulgação
das pesquisas e experiências em educação do campo.
Data: 22, 23 e 24 de setembro de 2011.
Horário: das 08 às 18:00.
Local: Auditório Jurandir Oilveira – DEDC - UNEB
Público: Pesquisadores, Estudantes de graduação e pós-graduação e Educadores
do campo dos seguintes segmentos:
- Movimento Social e Sindical.
- Fórum de Educação de Jovens e Adultos- Bahia.
- Fórum de Educação do Campo. - Programas Especiais de Educação do Campo.
- Coordenação Estadual de Educação do Campo.
- Universidades.
GRUPOS DE TRABALHO
1. Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo.
Ementa: refletir sobre os processos educativos advindos dos Movimentos Sociais
do Campo Brasileiro e Baiano, bem como, compreender os diferentes processos
que asseguram sua reprodução social e suas diversas formas de resistência e de
afirmação; políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos
sociais na consolidação destas políticas.
2. Educação Básica e Superior do Campo.
Ementa: debater sobre as políticas de acesso a educação básica e superior do campo,
considerando seus aspectos políticos e sociais que influenciam o acesso a
todos os níveis de ensino dos sujeitos do campo.
Encaixam-se neste GT trabalhos que discutam os seguintes aspectos: organização
do trabalho pedagógico, organização escolar do campo (escolas isoladas, multisseriadas,
nucleadas), educação infantil e creches no campo, ensino superior e seus aspectos no
desenvolvimento do campo, acesso e permanência ao ensino superior no campo,
construção paradigmática de novos conhecimentos acerca da educação superior do
campo.
3. Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Ementa: considerar os aspectos
históricos da educação de jovens e adultos no Brasil, enfatizando a educação de jovens
e adultos do campo; os movimentos sociais e a educação de jovens e adultos para os
sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos
de reforma agrária; processos e metodologias para a educação de jovens e adultos do/no
campo; políticas de educação de jovens e adultos na Educação do Campo.
4. Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores.
Ementa: discutir a abordagem dos diferentes níveis (séries) e modalidades de
ensino/aprendizagem a partir das seguintes temáticas: práticas pedagógicas, gestão,
avaliação, currículo e relação professor-aluno.
Formação, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo.
Articulação teoria e prática na formação docente. Tempos e espaços de formação;
formação para a educação não-escolar;
inserção sócio-profissional do egresso; demandas de formação; impactos dos processos
formativos no âmbito do estudante, da família, da escola e da comunidade.
5. Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento. Ementa: refletir
sobre educação do campo, considerando os desafios, limites e possibilidade da
agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que serviu
para expulsar as populações do campo; e aprofundar o debate sobre as
questões ambientais, destacando os princípios e fundamentos da Agroecologia
como possibilidade para as povos que vivem no/do campo.
6. Educação do Campo, Geração e Gênero.
Ementa: debater a Educação do Campo, seus problemas e potencialidades no
atendimento a educação voltada para crianças e jovens, buscando facilitar o
intercâmbio das experiências e a articulação entre os diferentes pesquisadores e
grupos de pesquisa, a partir da discussão sobre subjetividades e identidades
coletivas, oportunidades e condições de vida, consumo, lazer e sociabilidades,
políticas de controle social formal da infância e juventude e as estratégias de controle
informal, movimentos sociais, políticas públicas e participação política de crianças e
jovens, sexualidades,visões de mundo e perspectivas do futuro.
7. Educação do Campo, História, Memória e Identidade.
Ementa: socializar e debater os estudos sobre educação, história, memória, diversidade
cultural e identidade dos povos do campo; modo de vida no campo e sua relação com
os processos educativos; campo como espaço de luta e resistência; a história de luta por
uma educação do campo; as potencialidades culturais do campo e sua articulação com
a educação.
PROGRAMAÇÃO :
22 de setembro (quinta-feira)
Manhã:
08:00 Mística
08:20 Acolhida
08:30 Apresentação Cultural
08:45 Mesa de Abertura
09:30 Conferência de abertura: “O Campo como um espaço de vida.”
Conferencista: Maria Nazareth Baudel Wanderley. ( Prof. De Sociologia Rural do IFCH/UNICAMP,
colaboradora do PPGS/UFPE)
Tarde:
14:00 Mesa: Educação do Campo e o debate paradigmático sobre o desenvolvimento.
Convidados:
Bernardo Mançano (UNESP);
Edmerson dos Santos Reis (UNEB),
Guiomar Inez Germani (UFBA).
Noite: Livre
23 de setembro (sexta – feira)
Manhã :
08:00 Mística
08:20 Acolhida
08:30 Apresentação cultural
09:00 Mesa: Educação, Memória e Diversidade dos Povos do Campo.
Convidados: Eliane Dayse Pontes Furtado (UFC)
Maria do Socorro Silva (UFCG)
Salomão Mufarrej Hage (UFPA)
Sônia Meire Santos de Azevedo de Jesus (UFS)
Tarde
14:00
Apresentação dos trabalhos nos Grupos de Trabalho
Noite: Forró com a Banda Flor de Barriguda
24 de setembro (sábado)
08:00 Mística
08:20 Acolhida
08:30 Apresentação cultural
09:00 Mesa: Educação do Campo e Movimentos Sociais: relato de experiências
dos Movimentos Sociais e Sindicais e ONGs do Campo.
Convidado: Fórum Estadual de Educação do Campo.
Tarde: Avaliação do Evento (Comissão Organizadora) |
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