domingo, 1 de setembro de 2013

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O DOUTORADO UNEB - 2014

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O DOUTORADO UNEB - 2014

SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES 2014

INSCRIÇÕES
MESTRADO: de 12 de agosto de 2013 a 30 de agosto de 2013
DOUTORADO: de 02 de setembro a 20 de setembro de 2013

EDITAL 

Salvador, Bahia ,1º de Agosto de 2013 

EDITAL Nº 077/2013 

SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO E O 
DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E 
CONTEMPORANEIDADE (PPGEDUC)

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no 
uso de suas atribuições regimentais, torna público e comunica a 
abertura de inscrições para seleção de alunos regulares para o 
Mestrado e o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em 
Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), localizado na 
UNEB/Campus I/Salvador, Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula, CEP: 
41.195-001, Salvador-Bahia, com vistas ao preenchimento de vagas, 
conforme disponibilidade docente, para mestrado e doutorado, na Área 
de Concentração Educação e Contemporaneidade e nas seguintes 
Linhas de Pesquisa:

- Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural.
- Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador.
- Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável.
- Educação, Currículo e Processos Tecnológicos.

MESTRADO 

CALENDÁRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO MESTRADO

1.1 – INSCRIÇÃO: de 12 de agosto de 2013 a 30 de agosto de 2013, 
realizada na Secretaria Acadêmica do PPGEduC, Campus I/UnebSalvador, mediante entrega, 
presencial ou por procuração simples fora do envelope e, no caso de residentes em outras cidades, por sedex no prazo acima estabelecido em envelope lacrado, dos documentos 
relacionados no Item 2 deste Edital, observada a ordem nele indicada, 
com a identificação, na face externa do envelope, da Linha de 
Pesquisa e da categoria acadêmica: MESTRADO. 

1.2 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: a ser publicada em 09 de 
setembro de 2013, no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e 
no mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC. 


1.3 - PROVA TEMÁTICA: a ser realizada em 15 de setembro de 2013, 
domingo, das 9h às 12h. O local de realização das provas será 
indicado a partir de 12 de setembro de 2013, no site do PPGEduC – 
www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da Secretaria Acadêmica do 
PPGEduC. O acesso do candidato às salas onde serão realizadas as 
provas dar-se-á somente mediante a apresentação de documento de 
identificação com foto. Recomenda-se ao candidato chegar ao local da 
prova com 30 minutos de antecedência para identificação da sala. 
Resultados dessa etapa serão publicados em 11 de outubro de 2013, 
no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da 
Secretaria Acadêmica do PPGEduC. 


1.4 - CURRICULO LATTES/ANTEPROJETO/MEMORIAL: devem ser 
entregues, presencial ou por procuração fora do envelope e, no caso 
de residentes em outras cidades, por sedex no prazo acima 
estabelecido em envelope lacrado nos dias 17 e 18 de outubro de 
2013, na Secretaria Acadêmica do PPGEduC, devidamente 
encadernados em 2 (duas) vias/cada um, das 8h às 12h e das 14h às 
17h, observada a ordem indicada neste Item, contendo a referência da 
Linha de Pesquisa e da categoria acadêmica: MESTRADO, na face 
externa do envelope. Resultados dessa etapa serão publicados em 14 
de novembro de 2013, no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – 
e no mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC.

1.5 - ENTREVISTA: a ser realizada nos dias 27, 28 e 29 de novembro 
de 2013, conforme chamada, por Linha de Pesquisa, a ser publicada 
no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da 
Secretaria Acadêmica do PPGEduC. Resultado final: até o dia 05 de 
dezembro de 2013.

1.6 - PROVA DE LINGUA ESTRANGEIRA: prova escrita, a ser 
realizada após a etapa da entrevista no período de 09 a 12 de 
dezembro de 2013, conforme lista dos candidatos por opção feita na 
inscrição e divulgada no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e 
no mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC. O candidato 
aprovado que não comparecer para a realização da(s) prova(s) de 
Língua Estrangeira será desclassificado. Não haverá revisão da Prova 
de Língua Estrangeira.

2- DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO – MESTRADO

2.1 – Ficha de Inscrição preenchida on-line e impressa, no sitio 
www.ppgeduc.uneb.br, tendo em vista o fechamento do sistema às 
16:00hs do dia 30/08/2013, com indicação de 1 (um) idioma (Espanhol, 
Inglês, Francês ou Italiano) e da Linha de Pesquisa, conforme escolha 
do candidato. 

2.2 - Uma foto 3X4 recente.

2.3 - Uma cópia da Carteira de Identidade e do CPF (sem 
autenticação).

2.4 - Uma cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão 
emitido pela instituição (sem autenticação).

2.5 - Uma cópia do Diploma de maior titulação do candidato (sem 
autenticação).

2.6 - Um comprovante (original) do depósito de pagamento da taxa de 
inscrição no Banco Bradesco, Agência 3673-0, Conta Corrente 36.727-
3, Código FAPES – Fundação de Administração e Pesquisa 
Econômico-Social, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Para o 
caso de dispensa de pagamento da taxa de inscrição, o candidato 
apresenta, junto à sua documentação de inscrição, a cópia de contracheque do último mês, comprovando vínculo com a UNEB (técnico administrativo ou docente).
DOUTORADO

3 – CALENDÁRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO DOUTORADO 

3.1 – INSCRIÇÃO: de 02 de setembro a 20 de setembro de 2013 
(Prazo apenas para o doutorado), realizada na Secretaria Acadêmica 
do PPGEduC, Campus I/Uneb-Salvador, mediante entrega, presencial ou por procuração
simples fora do envelope e, no caso de residentes
em outras cidades, por sedex no prazo acima estabelecido em
envelope lacrado, dos documentos relacionados no Item 4 deste Edital,
observada a ordem nele indicada, com a identificação, na face externa
do envelope, da Linha de Pesquisa e da categoria acadêmica:
DOUTORADO.

3.2 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: a ser publicada em 04 de
outubro de 2013, no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e no
mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC.

3.3 - CURRICULO LATTES/PROJETO/MEMORIAL: devem ser
entregues, presencial ou por procuração simples fora do envelope e, no
caso de residentes em outras cidades, por sedex no prazo acima
estabelecido em envelope lacrado nos dias 09 e 10 de outubro de
2013, na Secretaria Acadêmica do PPGEduC, devidamente
encadernados em 2 (duas) vias/cada um, das 8h às 12h e das 14h às
17h, observada a ordem indicada neste Item, contendo a referência da
Linha de Pesquisa e da categoria acadêmica: DOUTORADO, na face
externa do envelope. Resultados dessa etapa serão publicados em 19
de novembro de 2013, no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br –
e no mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC.

3.4 - ENTREVISTA: a ser realizada nos dias 25 e 26 de novembro de
2013, conforme chamada, por Linha de Pesquisa, publicada no site do
PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da Secretaria
Acadêmica do PPGEduC. Resultado final: até o dia 05 de dezembro de
2013.

3.5 – PROVAS DE LINGUA ESTRANGEIRA: provas escritas, a serem
realizadas após a etapa da entrevista no período de 09 a 12 de
dezembro de 2013, conforme lista dos candidatos por opção feita na
inscrição e divulgada no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e
no mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC. O candidato
aprovado que não comparecer para a realização da(s) prova(s) de
Língua Estrangeira será desclassificado. Não haverá revisão da Prova
de Língua Estrangeira.

4 - DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO- DOUTORADO

4.1 – Ficha de Inscrição preenchida on-line e impressa, no sitio
www.ppgeduc.uneb.br , tendo em vista o fechamento do sistema às
16:00 hs do dia 20/09/2013, com indicação de 2 (dois) idiomas
(Espanhol, Inglês, Francês, Italiano) e da Linha de Pesquisa, conforme
escolha do candidato.

4.2 - Uma foto 3X4 recente.

4.3 - Uma cópia da Carteira de Identidade e do CPF (sem
autenticação).

4.4 - Uma cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
emitido pela instituição (sem autenticação).

4.5 - Uma cópia do Diploma de maior titulação do candidato (sem
autenticação).

4.6 - Um comprovante (original) do depósito de pagamento da taxa de
inscrição no Banco Bradesco, Agência 3673-0, Conta Corrente 36.727-3, Código FAPES – Fundação de Administração e Pesquisa
Econômico-Social, no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais). Para
o caso de dispensa de pagamento da taxa de inscrição, o candidato
apresenta, junto à sua documentação de inscrição, a cópia de contracheque do último mês,
comprovando vínculo com a UNEB (técnico administrativo ou docente).

5 - RESULTADOS FINAIS E MATRÍCULA PARA O MESTRADO E O
DOUTORADO

 Os resultados finais serão divulgados na Lista de Aprovação – Seleção
PPGEduC 2014, publicada a partir de 05 de dezembro de 2013, no site
do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da Secretaria
Acadêmica do PPGEduC, juntamente com o calendário de matrícula e
relação da documentação correspondente.

6 – DISPOSIÇÕES GERAIS.

6.1 – Integram este Edital 3 (três) anexos: o Anexo 1- Orientações
Gerais para a Seleção/Mestrado; o Anexo 2- Orientações Gerais para
a Seleção /Doutorado e o Anexo 3– Disponibilidade Docente/Linhas de
Pesquisas de Vagas para Orientação Mestrado/Doutorado, disponíveis
no site do PPGEduC – www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da
Secretaria Acadêmica do PPGEduC, contendo informações
complementares aos processos seletivos correspondentes.

6.2 - A Ficha de Inscrição para os processos seletivos
(Mestrado/Doutorado) será disponibilizada pelo site da Uneb –
www.uneb.br - e do PPGEduC - www.ppgeduc.uneb.br. através de
sistema de inscrição de aluno regular.

6.3 – A inscrição e/ou a entrega de documentos (Itens 1.1, 1.4, 2, 3.1,

3.3 e 4 deste Edital) pode(m) ser realizada(s) por procuração firmada
pelo candidato (original), a qual será colocada fora do envelope.

6.4 – Na face externa dos envelopes constará apenas a referência da
Linha de Pesquisa e a categoria acadêmica (Mestrado ou Doutorado),
ou seja, os envelopes não poderão ser identificados nem com o nome
do candidato nem qualquer outro registro, evitando comprometer a
lisura do processo.

6.5 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de
Seleção/PPGEduC

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A SELEÇÃO / DOUTORADO

1 – O processo de seleção para o doutorado é realizado em etapas,
conforme Item 3 – CALENDÁRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO
DOUTORADO, do Edital acima referido.

2 - A entrega de documentos mencionados aos Itens 3.1, 3.3 e 4 do
Edital será realizada na Secretaria Acadêmica do PPGEduC, no
seguinte endereço: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) -
Campus I: Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula, Salvador-Bahia – 1º
andar do Prédio da Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em
Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) ou por procuração fora
do envelope e, no caso de residentes em outras cidades, por sedex no
prazo acima estabelecido em envelope lacrado.

3 - A documentação para a inscrição do candidato deve estar
organizada em envelope lacrado, devendo ser observada a ordem
indicada no Item 4 do Edital.

4 - A entrega de documentos (Item 3.3 do Edital) será exclusivamente
efetuada mediante envelope lacrado, contendo, na face externa,
apenas a identificação da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato
e a categoria (Doutorado).

5 - O candidato deve escolher apenas uma Linha de Pesquisa, dentre
as seguintes:
- Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural.
- Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
- Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
- Educação, Currículo e Processos Tecnológicos.

6 – O Projeto apresentado pelo candidato deverá manter
correspondência com a Linha de Pesquisa escolhida.

7 - A ausência de indicação de Linha de Pesquisa e/ou do(s) Idioma(s)
implicará na anulação da inscrição.

8 - Inscrições com pendência de documento serão automaticamente
excluídas do processo de seleção.

9 - Documentos comprobatórios, gravados em CD, poderão ser
solicitados pela Comissão de Seleção.

10 - O candidato poderá consultar o site www.ppgeduc.uneb.br, no qual
constará, a partir de 12 de agosto de 2013, documentos e publicações
que poderão subsidiar a escolha da Linha de Pesquisa, Grupos de
Pesquisa e estudos sobre a temática Educação e Contemporaneidade.

11 – Todas as etapas são eliminatórias (com exceção da etapa
correspondente à Língua Estrangeira).

12 – Na prova de língua estrangeira será permitido o uso de dicionário,
mas não será permitido o empréstimo do dicionário entre candidatos,
durante a realização da prova.

13 - A nota mínima 7,0 (sete) é referência para classificação em cada
etapa e é aplicada para todos os candidatos; no caso de vaga não
preenchida, a mesma será destinada à demanda social.

14 - A Uneb, através do PPGEduC, disponibilizará vagas para negros e
índios, conforme Resolução do CONSU n.º 468/2007 (D.O.E. de
16.08.2007), e o PPGEduC reservará 50% das vagas para docentes
da Uneb, observado o disposto no item anterior.

15 - A Uneb, através do PPGEduC, disponibilizará 10% a mais do total
das vagas para estrangeiros não residentes no Brasil, observado o
disposto no item 13 deste edital, aos quais serão exigidos
apresentação de documento que ateste proficiência em Língua
Portuguesa emitida por universidade ou instituição reconhecida
nacional ou internacionalmente ou realização de prova de Língua
Portuguesa em em data a ser divulgada no site do PPGEduC –
www.ppgeduc.uneb.br – e no mural da Secretaria Acadêmica do
PPGEduC.

16 - Os nomes dos candidatos aprovados, a cada etapa, serão
divulgados por Linha de Pesquisa.

17 - A seleção observa a disponibilidade de vagas do quadro docente
do PPGEduC, conforme orientações do Documento de Área da
CAPES.

18 – O Programa dispõe de número limitado de bolsas de estudo, as
quais serão alocadas segundo as normas estabelecidas pelas agências
do fomento e pela Comissão de Seleção de Bolsista-PPGEduC/UNEB,
conforme disponibilidade existente.

19 - Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

20 - Os documentos entregues para a seleção não serão devolvidos.

21 – O candidato deverá observar as seguintes especificações técnicas
e acadêmicas, conforme etapas do processo de seleção para o
doutorado:

a) Homologação: resultado do processo de conferência da
documentação para inscrição. Serão homologadas apenas as
inscrições com documentação completa.

b) Currículo Lattes atualizado: a ser preenchido conforme site
www.cnpq.br

c) Memorial: texto de 5 (cinco) a 10 (dez) páginas, contendo reflexão
sobre a experiência profissional e /ou produção acadêmica do
candidato com ênfase nos percursos e trajetórias de vida-formação, em
articulação com a proposta de investigação e com a Linha de Pesquisa
escolhida.d) Projeto: em até 10 (dez) páginas (incluídas capa, texto e referência),
observadas as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos/ABNT
e contemplados os itens:
(1) Justificativa,
(2) Objetivos
(3) Problema ou
Pergunta da Pesquisa,
(4) Fundamentação teórica-conceitual, e
(5) Metodologia.

 e) Entrevista: realizada de forma individual, por Banca constituída por
professores das respectivas Linhas de Pesquisa, versando sobre o
perfil acadêmico do candidato, seu conhecimento acerca do projeto de
pesquisa, coerência com as diretrizes temáticas da Linha de Pesquisa,
desempenho profissional e disponibilidade comprovada de tempo para
dedicação ao Programa.

f) Prova de Língua Estrangeira: visa demonstrar, através da
compreensão de textos em educação, a habilidade de compreensão na
leitura de língua(s) estrangeira(s). Serão dispensados da prova,
candidatos que apresentem certificado de proficiência de língua
estrangeira, desde que expedido nos últimos 3 (três anos) e emitido por
(1) instituição reconhecida nacional ou internacionalmente; (2) Pró-
Reitoria de Extensão da UNEB; (3) Programa de Pós-Graduação da
UNEB ou outra Universidade. Linha de Pesquisa, desempenho profissional e
disponibilidade comprovada de tempo para dedicação ao Programa.

http://www.ppgeduc.com/ppgeduc/edital_aluno_regular2014.pdf 

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